Grupo do IAD expõe em Cachoeirinha

1 de Dezembro de 2010

Composta por artistas em formação no Instituto de Artes e Design(IAD) da UFPel a coletiva Poiein Ludus, Poiein Faber acaba de ser selecionada para ocupar a Galeria do DMAE, em Porto Alegre, em 2011. Antes, o grupo realiza a partir desta sexta-feira (03) a exposição coletiva no Espaço Cultural Casa do Leite, em Cachoeirinha.

Como proposta, uma exposição diversificada nos modos de fazer, buscando no campo das artes visuais aquela necessária liberdade para desenvolver seus processos de criação. Isso pode ser percebido de dois modos distintos, mas que apontam para uma similaridade essencial. O primeiro indica a vontade de jogar (brincar): jogar com as formas, com as linhas do desenho, com as cores e com a inversão dos sentidos comuns, presentes no cotidiano das pessoas.

O outro modo traz a energia do trabalho (produção) contida na tenacidade, com a tentativa de equilíbrio, de reconstrução, de eterna perda e eterno reformular; mas também aí encontramos a ideia de jogo, desta vez o jogo de construção e desconstrução presentes na nossa vida desde a infância, como no puzzle, por exemplo. Então, poderíamos pensar como essência dessa exposição a poética do lúdico e a poética do trabalho. Vemos que esses sentidos estão presentes, de modos distintos, mas em todas as propostas desta coletiva.

A coletiva é formada pelos artistas André Winn, Carolina Moraes Marchese, Erika Romaniuk, João Genaro, Karen Campos, Leonardo Caymes, Luana Alt, Morgana Ávila, Thiago Reis, Vini Albernaz, com curadoria de Adriane Hernandez. A exposição Poiein Ludus, Poiein Faber compõe o projeto de extensão Lúdico Cotidiano da UFPel.

Onde: Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite
Rua Deolindo Manoel Selao, n°71