O livro “Virtudes, direitos e democracia” tem por objetivo central trazer ao conhecimento da comunidade filosófica algumas das conferências e comunicações que foram apresentadas no I Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política, promovido pelo PPG em Filosofia UFPel e realizado em Pelotas de 9 a 12 de novembro de 2009. O evento teve por tema inaugural a reflexão sobre Virtudes, Direitos e Democracia e propiciou um lugar convergente para a divulgação de trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, bem como oportunizou a discussão no meio acadêmico da pós-graduação brasileira.
A programação contou com seis conferências que tematizaram o problema da democracia, cinco mesas temáticas que abordaram as questões de filosofia política e relações internacionais, teorias da justiça e direitos humanos, democracia e globalização, fundamentos da ética e temas de metaética, um minicurso e mais de sessenta comunicações.
A intenção primordial dos organizadores foi investigar a respeito da legitimidade e justificação da democracia contemporânea, seja através da vinculação a uma tradição da ética das virtudes, seja a partir da proximidade a um modelo principialístico, que toma como critério os direitos e a justiça. Ao invés da habitual oposição, foi proposta uma alternativa de inclusividade ao atual debate em ética e filosofia política, procurando correlacionar os elementos particularistas com os universalistas e o problema da motivação com o problema da justificação, integrando as questões éticas essenciais do tipo de pessoa que se deve ser com o como se deve agir, tomando tanto as virtudes como os princípios como critérios normativos fundamentais para a legitimidade democrática.
Os artigos contribuem de forma significativa para o debate em questão, enfocando os seguintes temas: Virtudes, Direitos, Democracia e Análise e Crítica da Moral.