Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Direções da Veterinária, IB e Odonto tomam posse nesta segunda-feira(22)

22 de Novembro de 2010

Tomam posse nesta segunda-feira (22) as direções da Faculdade de Veterinária, do Instituto de Biologia (IB) e da Faculdade de Odontologia da UFPel.A primeira cerimônia acontece às 15h na sala 2 do prédio 17 no IB. A diretora Gladis Aver Ribeiro será reconduzida ao cargo juntamente com o vice-diretor Flavio Roberto Mello Garcia.

Em ato programado para as 16h, na sala 13 do prédio da antiga Reitoria, no campus Capão do Leão, será empossada a nova direção da Faculdade de Veterinária da UFPel. Como diretor, assume o professor Thomaz Lucia Júnior e, como vice, o professor Everton Fagonde da Silva. Na Faculdade de Odontologia, a cerimônia acontece às 18h na sala 54. A diretora Márcia Bueno Pinto também será reconduzida ao cargo juntamente com a vice-diretora Adriana Etges.

Veterinária

O novo diretor, Prof. Dr. Thomaz Lucia Jr., possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1989) e doutorado em Veterinary Medicine - University of Minnesota (1997). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, com atuação em dois programas de pós-graduação: Veterinária e Biotecnologia. Também desempenha atividades como Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Tem atuação na área de Reprodução Animal, dentro das seguintes linhas de pesquisa: criopreservação de gametas e inseminação artificial; eficiência reprodutiva; e estudos populacionais em sistemas de produção. Atua como consultor ad-hoc para CAPES, CNPq e para diversos periódicos cientificos (Reproduction in domestic animals, Animal Reproduction, Ciência Rural e Ciência Animal Brasileira). Foi coordenador do Programa de pós-graduação em Medicina veterinária da UFPel. Atua na coordenação de dois grupos de pesquisa: PigPEL - Núcleo de ensino, pesquisa e serviços em produção e reprodução de suínos; e ReproPEL - Núcleo de ensino e pesquisa em reprodução animal.

O vice-diretor, Prof. Dr. Everton Fagonde da Silva, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2000), especialização em Saúde Pública na UNAERP (2001), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2004), doutorado em Biotecnologia pela UFPel (2008) e Pós-doutorado no Cenbiot da UFPel (2009). Atualmente é professor adjunto I da Faculdade de Veterinária da UFPel, ministrando a disciplina de Inspeção de carnes e derivados, membro permanente do colegiado da Pós-graduação em Veterinária, membro da Comissão de Ética em Experimentação Animal da UFPel, Chefe do Biotério Central da UFPel e professor orientador do programa de Pós-graduação em Biotecnologia. É líder do Grupo de Estudos em Doenças Transmitidas por Animais (GEDTA), possuindo experiência em Saúde Pública e na Experimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: leptospirose, epidemiologia, diagnóstico e controle de doenças infecciosas de animais.

Instituto de Biologia

Gladis Aver Ribeiro – diretora do IB – possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (1980), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (1992) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Microbiologia Aplicada, atuando na área de Microbiologia de Alimentos e atividade biológica de fitofármacos, principalmente nos seguintes temas: contaminação de alimentos, toxinfecção alimentar, atividade antibacteriana de extratos de plantas.

Flávio Roberto Mello Garcia – vice-diretor do IB – possui graduação em Ciências Biológicas (1992), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou treinamentos no United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos e na ESALQ/USP. Atua como professor universitário desde 1995. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professor Permanente do Programa de Pos-graduação em Fitossanidade da UFPel, Pesquisador do Grupo de pesquisa em Biodiversidade de moscas-das-frutas da USP, avaliador externo do Ministério da Educação, consultor ad hoc do CNPq, da Fundação de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, de Pernambuco e Santa Catarina, consultor de 26 periódicos nacionais e internacionais, Perito do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público de Santa Catarina.Tem experiência na área e Ecologia de Insetos no Brasil e em Moçambique. Foi agraciado com os prêmios The Leading Scientists of the World (Cambridge, Inglaterra), American Medal of Honor (EUA), Top 100 Scientists (Cambridge, Inglaterra) e Great Minds of 21st Century (EUA).

Odonto

Márcia Bueno Pinto – diretora da Odonto – possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (1982), mestrado em Odontologia Restauradora Dentística Bauru pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Materiais Dentários pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas com atividades docentes da Graduação e no programa de Pós-Graduação-mestrado e doutorado sendo coordenadora da área de concentração em Dentística do Programa.Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística, atuando principalmente nos seguintes temas: resina composta, estética, microinfiltração, porcelana e avaliação clínica. Assumiu a Direção da Faculdade de Odontologia de Pelotas-UFPel em setembro de 2006.

A vice-diretora da Odonto, Adriana Etges, possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (1995), doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado pela Fundação Antônio Prudente/Hospital do Câncer/SP (2004). Atualmente é professor associado nível 1 da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Clínica Odontológica, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia geral, patologia bucal e estomatologia. Chefe do Departamento de Semiologia e Clínica/FOUFPel. Professora do Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca da Faculdade de Odontologia/UFPel (Extensão/Ensino). Atua em pesquisa junto à Graduação através de bolsistas de Iniciação Científica. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas/RS, atuando como orientadora de mestrado e doutorado nas áreas de Diagnóstico Bucal e Dentística. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUC/RS. Representante dos Projetos de Extensão da Faculdade de Odontologia junto à PREC/UFPel.

Seção: Notícias