Biblioteca do Campus Porto inicia atividades

22 de Novembro de 2010

atividades-biblioteca.JPG Uma cerimônia informal, prestigiada pela administração central da UFPel e por professores, servidores e estudantes, marcou o início das atividades da Biblioteca do Campus Porto, na manhã desta segunda-feira(22). Com um acervo composto por obras de referência, livros, periódicos, monografias e folhetos, que totalizam até o momento com três mil títulos e cerca de cinco mil exemplares, a nova biblioteca atenderá as áreas de Letras, Enfermagem, Nutrição e Gastronomia.

Serão oferecidos os serviços de consulta ao acervo, consulta à base de dados, serviço de comutação bibliográfica (Comut), catalogação na fonte, orientação ao uso do manual de normalização da produção científica da UFPel, entre outros.

eleonara.JPG Segundo a coordenadora do Sistema de Bibliotecas (Sisbi), Elionara Giovana Rech, a Universidade está empenhada na troca do software para consulta e empréstimo, que dará maior agilidade ao sistema. Ela anunciou para os próximos 60 dias a entrega da nova biblioteca da Faculdade de Medicina e, para o próximo ano, a Biblioteca Central do Capão do Leão.

biblioteca-campus-porto.JPG Em sua intervenção, o reitor Cesar Borges destacou o trabalho realizado pela coordenadora do Sisbi e pela pró-reitora de Graduação, professora Eliana Povoas. Reconheceu que o setor de bibliotecas da instituição ainda é deficitário, pois se ressente da falta de repasse de recursos do Ministério da Educação, da ordem de R$ 19 milhões, específicos para esta área e já previstos, o que impede que a informatização seja adequada.

Cesar Borges citou também outras duas dificuldades enfrentadas por sua administração: o atraso das empreiteiras e o acúmulo de iniciativas que aguardam parecer da Procuradoria Jurídica, atualmente com apenas um procurador. Além da nova biblioteca da Medicina e da biblioteca central do campus Capão do Leão, o reitor anunciou a transferência da Biblioteca das Ciências Sociais para a área adquirida pela UFPel em frente a atual sede.

Depois de minuciosa reforma, o prédio da Biblioteca do Campus Porto havia sido inaugurado no final de 2009, pela diretora do Departamento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Ensino Superior(Sesu) do MEC, professora Adriana Rigon Weska. O prédio ocupa área de mil metros quadrados, 500 dos quais destinado ao salão de acervo. Conta com oito salas individuais de estudo, anfiteatro para treinamentos e jardim.