Vencedores do CIC recebem Prêmio Jovem Pesquisador

20 de Novembro de 2010

_mg_1348.JPG _mg_1452.JPG Numa cerimônia que lotou o Salão de Atos da Faculdade de Direito, os acadêmicos vencedores do Prêmio Jovem Pesquisador, que destacou os melhores trabalhos do 19º Congresso de Iniciação Científica(CIC) da UFPel, receberam seus troféus e certificados na noite desta sexta-feira(19). O Congresso foi realizado de 9 a 12 de novembro, no Parque do Sesi, em Pelotas, reunindo mais de 1,4 mil trabalhos e acolhendo também estudantes de outras universidades do Estado.

Foram premiados os três melhores trabalhos de cada área do conhecimento. O troféu, em forma de ampulheta, que foi o símbolo do CIC, foi entregue aos estudantes por representantes da Comissão Organizadora do Congresso e pelos orientadores das pesquisas. O CIC, nesta edição, teve como tema Que futuro queremos? Ética, Ciência e Política.

Para o reitor Cesar Borges, o evento marcou pela qualificação e excelência dos trabalhos e pela capacidade dos estudantes de serem criativos, associando Ciência, Tecnologia, Artes e Cultura, tudo em função do progresso da Universidade.

Já o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação da UFPel, Manoel Maia, destacou que a Instituição tem primado pela qualidade do evento, que vai mais além do que as apresentações dos trabalhos, configurando a concretização dos sonhos daqueles que vivem a Universidade, seus professores, alunos e funcionários. Maia lembrou que a qualidade dos trabalhos impressionou a diretora do CNPq e ex-reitora da UFRGS Wrana Panizzi, em sua visita ao evento, na semana passada.

Em sua manifestação na abertura da cerimônia, o coordenador do CIC e diretor do Departamento de Pesquisa, Orlando Lucca Filho, ressaltou o trabalho da Comissão Organizadora do evento e agradeceu a dedicação de todos que atuaram no Congresso. O ato de entrega dos prêmios contou com a presença do vice-reitor da Universidade, Manoel Luiz Brenner de Moraes.

Em paralelo ao CIC, foram realizados ainda o 12º Encontro da Pós-Graduação e a 2ª Mostra Científica. Novas edições dos eventos devem ocorrer no segundo semestre de 2011. Confira a relação de premiados no arquivo trofeu_jovem_pesquisador_cic_ufpel_2010.doc.