O fortalecimento das relações da UAB/UFPel com as questões étnico-raciais no Brasil

19 de Novembro de 2010

No mês em que se comemora o dia da consciência negra, 20 de novembro, a UAB/UFPEL lança o Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-Raciais, na modalidade à distância. O curso foi aprovado pelo Edital nº 28/2009 da SECAD/MEC, objetiva valorizar a história e cultura dos afrodescendentes no cotidiano da escola como campo constituído pela pluralidade e diversidade cultural; oferecer condições de professores formarem-se e de os estabelecimentos de ensino equiparem-se para atender a demanda por reconhecimento das diferentes raízes étnico-raciais brasileiras, a assim como por iguais direitos à Educação; contribuir com material didático para a implementação da lei 10.639/03; enfocar o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no projeto político pedagógico dos professores dos pólos parceiros da UAB/UFPel.

Número de vagas, público alvo e polos: Estão previstas 280 vagas, 35 a cada um dos 8 polos parceiros da UAB/UFPel do Estado do Rio Grande do Sul: Cacequi, Cachoeira do Sul, Camargo, Cerro Largo, Cruz Alta, Encantado, Herval, Serafina Corrêa. O Curso será oferecido, especialmente, aos profissionais da educação atuantes nas redes públicas de ensino dos municípios – polos parceiros deste projeto.

O curso, com duração de cinco meses (março 2011 até julho 2011) e contabilizando uma carga horária total de 180 horas, prevê aulas presenciais e oficinas de análise de material didático e elaboração de projetos, e mais aulas que serão realizadas a distância.

É inscrita neste contexto que a UAB/UFPEL, como instituição social, pública, reafirma seu compromisso político buscando espaços de participação efetiva na Rede de Educação para a Diversidade (Rede) contribuindo, desta forma, para a consolidação de uma sociedade mais plural e inclusiva.

Dúvidas e informações através do e-mail: etrc.ufpel@gmail.com