O mestrado em Ciência Política, aprovado em outubro pela Capes, está divulgando o blog com informações sobre o Programa. O curso está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2011 e o Edital será publicado no blog http://mestradocienciapoliticaufpel.blogspot.com/ nos próximos dias.
Oito docentes participarão do curso que terá duas linhas de pesquisa, a primeira linha será o grande diferencial do programa: Democracia: teorias e experiências. De acordo com o coordenador do curso, professor Daniel de Mendonça, esse será o primeiro mestrado brasileiro dedicado para a Teoria Política. A segunda linha será sobre Processos políticos: atores e instituições.
Linhas de Pesquisa
Democracia: teorias e experiências
Analisar as teorias democráticas contemporâneas: elitista, participativa, deliberativa, republicanismo, teoria do discurso. Articular os debates teóricos com as diferentes experiências democráticas contemporâneas, seja no âmbito da representação política formal, seja no âmbito participativo/deliberativo.
Processos políticos: atores e instituições
Estudar os processos políticos, com ênfase à relação entre indivíduos, grupos e instituições, no que tange à formação, à estruturação e à consolidação dos valores e das ações políticas em um contexto de democracia avançada. Nessa perspectiva, surgem como temas de pesquisas teóricas e empíricas: capital social e cultura política, participação política e eleitoral, processos decisórios e relações entre os poderes do Estado, comportamento legislativo, recrutamento e seleção política, análise e avaliação de políticas públicas.