Engenharia Hídrica aprova projeto na Finep

19 de Novembro de 2010

O curso de Engenharia Hídrica da UFPel foi contemplado, mais uma vez, em edital da FINEP. O projeto “Análise dos Esforços Hidrodinâmicos a Jusante de Válvulas de Sistemas de Enchimento/Esvaziamento de Eclusas de Navegação”  foi aprovado na CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP – CT-Aquaviário - CONSTRUÇÃO NAVAL E TRANSPORTE AQUAVIÁRIO – 02/2010, sob a coordenação do professor Maurício Dai Pra, enquadrado no tema “Transporte Aquaviário - Desenvolvimento de tecnologias de transposição de barragens”.

O professor Maurício Dai Pra é engenheiro civil e mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o quadro docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Engenharia Hídrica, vinculado ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec).

As  experiências em Engenharia Hidráulica, especialmente nos temas  vertedouros em degraus, dissipação de energia, escoamentos aerados e eclusas de navegação remeteram à possibilidade de submissão e acesso aos recursos disponibilizados no já referido edital. O projeto será desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, com a UNISINOS e com a URI-Erechim, visando o aumento da eficiência e da segurança de sistemas de transposição de níveis a partir da identificação de técnicas de previsão e de análise de esforços hidrodinâmicos em aquedutos de eclusas de navegação de média/alta queda.

Serão propostas alternativas estruturais no trecho imediatamente a jusante da comporta e/ou na comporta implementando essas alternativas na modelagem física e na modelagem numérica, onde as condições do escoamento podem ser conduzidas a situações extremas.

Este projeto é resultado da parceria entre pesquisadores multidisciplinares das instituições envolvidas e compreende atividades de modelagem física de escoamentos (UFPel e UFRGS), modelagem numérica (UNISINOS) e análise estatística de parâmetros hidráulicos (URI-Erechim) obtidos experimentalmente. A coordenação geral cabe ao Grupo da Engenharia Hídrica e refere-se ao montante de R$ 736.986,24 que será alocado na Fundação Simon Bolivar.