Nova direção toma posse na Veterinária nesta segunda(22)

18 de Novembro de 2010

Toma posse nesta segunda-feira(22), às 16h, na sala 13 do prédio da antiga Reitoria, no campus Capão do Leão, a nova direção da Faculdade de Veterinária da UFPel. Será empossado como diretor o professor Thomaz Lucia Júnior e como vice o professor Everton Fagonde da Silva.

Currículos

Diretor: Prof. Dr. Thomaz Lucia Jr.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1983), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1989) e doutorado em Veterinary Medicine - University of Minnesota (1997). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, com atuação em dois programas de pós-graduação: Veterinária e Biotecnologia. Também desempenha atividades como Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Tem atuação na área de Reprodução Animal, dentro das seguintes linhas de pesquisa: criopreservação de gametas e inseminação artificial; eficiência reprodutiva; e estudos populacionais em sistemas de produção. Atua como consultor ad-hoc para CAPES, CNPq e para diversos periódicos cientificos (Reproduction in domestic animals, Animal Reproduction, Ciência Rural e Ciência Animal Brasileira). Foi coordenador do Programa de pós-graduação em Medicina veterinária da UFPel. Atua na coordenação de dois grupos de pesquisa: PigPEL - Núcleo de ensino, pesquisa e serviços em produção e reprodução de suínos; e ReproPEL - Núcleo de ensino e pesquisa em reprodução animal.

Vice Diretor: Prof. Dr. Everton Fagonde da Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2000), especialização em Saúde Pública na UNAERP (2001), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2004), doutorado em Biotecnologia pela UFPel (2008) e Pós-doutorado no Cenbiot da UFPel (2009). Atualmente é professor adjunto I da Faculdade de Veterinária da UFPel, ministrando a disciplina de Inspeção de carnes e derivados, membro permanente do colegiado da Pós-graduação em Veterinária, membro da Comissão de Ética em Experimentação Animal da UFPel, Chefe do Biotério Central da UFPel e professor orientador do programa de Pós-graduação em Biotecnologia. É líder do Grupo de Estudos em Doenças Transmitidas por Animais (GEDTA), possuindo experiência em Saúde Pública e na Experimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: leptospirose, epidemiologia, diagnóstico e controle de doenças infecciosas de animais.