Livro aborda uso racional de medicamentos antimicrobianos

18 de Novembro de 2010

dsc02141-ii-autores.JPG A Comissão de Controle de Infecções do Hospital Escola UFPel/FAU lançou, na 38ª Feira do Livro de Pelotas, o livro - Uso racional de medicamentos - antimicrobianos: da seleção à padronização. Com os autores Dulce Stauffert, farmacêutica bioquímica, enfermeira.Marilene Buriol Farinha, farmacêutico bioquímico Junior André da Rosa e a médica Ana Carolina Issler Ferreira Kessler, a obra, revisada pelo dr. Cezar Arthur Tavares Pinheiro, foi publicada pela Editora e Gráfica Universitária da UFPel. O lançamento na Feira contou com a presença de familiares, colegas e amigos que receberam exemplares autografados.

dsc02120-iii.jpg De acordo com a introdução assinada pelos autores, os agentes antimicrobianos situam-se entre as mais importantes descobertas terapêuticas do século XX e modificaram drasticamente o curso de várias doenças, com redução da mortalidade e morbidade. Por outro lado, estão entre os agentes mais indiscriminadamente prescritos e, como resultado, observa-se crescente resistência bacteriana. É fundamental racionalizar o uso de antimicrobianos através de programas educativos, monitoramento do perfil de resistência/sensibildade dos microrganismos aos antimicrobianos e padronização de medicamentos na instituição.

O uso racional de medicamentos contribui para a qualidade do atendimento diminui a morbidade e letalidade das infecções e reduz custos, com a economia revertida para melhorias na unidade de saúde. Visa o sucesso clínico com mínima toxicidade para o paciente e reduzido impacto sobre a resistência microbiana.

No primeiro capítulo, os autores apresentam o Programa de Uso Racional de Antimicrobianos promovido pela Comissão de Controle de Infecções HE/UFPel e abordam a seleção de antimicrobianos, com as principais indicações de esquemas terapêuticos e profiláticos, para oferecer aos médicos e equipes de saúde instrumentos facilitadores para a escolha do antimicrobiano. Na segunda parte, inclui-se o Manual de Padronização de Medicamentos elaborado pela Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Escola UFPel.

“Estamos orgulhosos pela realização desta obra conjunta e esperamos contribua para a qualidade da assistência à saúde em nossa região”, observa a autora Dulce Stauffert.  Os exemplares estão disponíveis, ao preço R$ 16.00, na Grafica Universitária, à rua Lobo da Costa 447 e na CCIH-HE/UFPel/FAU,à rua Professor Araújo 538, 2º andar, Pelotas/RS.

PS: Legenda da foto AUTORES:  Enf. Marilene Farinha, Dra. Ana Carolina Issler F.Kessler, Farm. Bioq. Dulce Stauffert e Farm. Bioq. Junior André da Rosa
Foto 2 - (Inclui colaboradores) : E-D - Dra.Simone Macluf, Farm.Bioq.Junior da Rosa, Dra.Ana Carolina Kessler, Farm.Bioq.Dulce Stauffert e Dr.Cezar Pinheiro