Grupo de pesquisa em Etnomusicologia promove oficina de Candombe

18 de Novembro de 2010

Com foco na prática e integração dos participantes, o Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia da UFPel, coordenado pelo professor Mario de Souza Maia, juntamente a grupo Bataclã F.C. de Porto Alegre, promoverá uma Oficina de Candombe no IAD - Instituto de Artes e Design da UFPel, neste sábado 20 de novembro. A oficina terá lugar na sala 2 do IAD, das 9 às 12h e das 14 às 18h, na rua Alberto Rosa 62. As inscrições estão abertas até sexta feira(19), no Núcleo de Extensão e Divulgação do IAD, limitadas a 20 participantes.

O Candombe é uma manifestação da cultura popular uruguaia com suas raízes na herança percussiva africana. Os tambores são tocados nas ruas, principalmente nos carnavais e feriados, acompanhados de muita dança. Em grande número, os tambores constituem uma comparsa e em menor número são chamados de cuerda, que deve ter no mínimo três tambores: o chico (mais agudo), o repique (médio) e o piano (o mais grave), cada um com uma técnica específica de ser tocado.Na oficina serão abordados alguns ritmos tocados no carnaval uruguaio, como o candombe, a habanera, o milongón e os afros, além da contextualização e história da música afro-uruguaia, sob a orientação do percussionista uruguaio Sebastián Jantos. Apreciador e pesquisador da música brasileira, tem feito shows por Maranhão, Ceará, Santa Catarina, Curitiba, Porto Alegre, Pelotas, entre outros. Sebastián tem um CD lançado intitulado “Fui Yo” e está gravando outros dois, “Hoy” (também solo) e “Próximo”, com Javier Cardellino. No endereço http://www.myspace.com/sebastianjantos, o trabalho do artista pode ser conferido.

A realização deste projeto está inserida no mês da Consciência Negra e é relacionada a atividades que celebram os 10 anos do Projeto Cabobu. Realizado em Pelotas, no ano de 2000, o Projeto Cabobu procurou retomar uma tradição percussiva local baseada no uso do tambor Sopapo, utilizado nas escolas de samba locais. Passados 10 anos, alguns dos participantes do evento decidiram celebrar, realizando shows e oficinas. Entre as atividades previstas, o grupo portoalegrense Bataclã F. C. realizará um show nesta sexta-feira(19), no qual o músico percussionista uruguaio Sebastián Jantos Tolosa fará uma participação especial, juntamente com os músicos Kako Xavier, Leandro Maia e Edu da Matta. O show pretende juntar sopapos, comparsa de candombe e tambores de maçambique, unindo a cultura popular brasileira com a afro-uruguaia, em um encontro festivo, no Mercado Público em Pelotas, às 21 h. Maiores informações pelo telefone 3284-5514.