Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Quinteto Guitarreria se apresenta neste sábado(20) no Teatro do COP

17 de Novembro de 2010

cartaz-guitarreria.JPG O Quinteto Guitarreria, integrado pelos  pelos acadêmicos Davi Hackbart Covalesky (violão), João Alexandre Straub Gomes (violão), Maithan Knabach (violão), Felipe Radünz (contrabaixo) e coordenado pelo prof. Thiago Colombo (violão), estará se apresentando neste sábado(20), no Teatro do Círculo Operário Pelotense (COP). Além da apresentação aberta ao público em geral o grupo, em uma parceria com o PIBID Teatro, irá realizar cinco apresentações em escolas públicas de Pelotas, levando música de grande qualidade a mais de 2.500 jovens espectadores.

O Quinteto Guitarreria é um projeto de extensão (CM-PREC-UFPel) que pretende levar ao público arranjos novos de músicas tradicionais do cancioneiro popular brasileiro e latino americano. O grupo é formado pelos acadêmicos Davi Hackbart Covalesky (violão), João Alexandre Straub Gomes (violão), Maithan Knabach (violão), Felipe Radünz (contrabaixo) e coordenado pelo prof. Thiago Colombo (violão).

Em seu repertório atual, canções de Chico Buarque de Holanda e Vinícius de Moraes se mesclam a tangos famosos como La Trampera (do argentino Aníbal Troilo) e La Cumparsita (do uruguaio Gerardo Matos Rodrigues), clássicos da música instrumental brasileira, como Palhaço (de Egberto Gismonti) e hinos da música regionalista gaúcha, caso de Mate Amargo, Tio Bilia na Oito Baixos e Milonga para as Missões (música de Gilberto Monteiro que consagrou Renato Borghetti na década de 1980). O programa conta ainda com Duerme Negrito, canção do chileno Victor Jara imortalizada na voz de Mercedes Sosa.

Neste repertório o grupo explora diversas concepções de arranjo, indo da convencional transcrição (quando a música é apenas “traduzida” para a formação instrumental em questão) até ousadas misturas de candombes, milongas, rancheiras, harmonias simples e sofisticadas, contrapontos, percussões e o que mais a criatividade permitir (indo ao extremo de suscitar a dúvida de quem compôs a obra).

O projeto ambiciona ainda desenvolver uma visão plural da música, oportunizando aos alunos uma aproximação com públicos variados e fomentando a preocupação com a balança entre as demandas musicais da sociedade e as ambições estéticas do aluno artista.

Seção: Notícias