Aldyr Garcia Schlee conquista Prêmio Fato Literário

17 de Novembro de 2010

aldyr-schlee.JPG O escritor Aldyr Garcia Schlee, vinculado à UFPel por sua trajetória como professor e pró-reitor de Extensão e Cultura, na gestão do reitor Amílcar Gigante, foi o  vencedor da 8ª edição do Prêmio Fato Literário, na categoria Personalidade. O concurso é promovido pelo Grupo RBS, desde o ano de 2003. Schlee foi eleito pela Academia do Fato, composta de intelectuais e personalidades ligados ao meio literário, recebendo 52% dos 123 votos.

Ao subir ao palco, o escritor se disse constrangido e surpreso pela distinção recebida. “Sou um escritor do Interior e não esperava receber nem um terço dos votos. Isso aumenta a responsabilidade do meu trabalho”, observou emocionado.

Professor concursado da UFRGS, livre-docente, Aldyr Garcia Schlee passou para os quadros da UFPel, quando o curso de Direito da UFRGS passou a integrar a nova universidade. Foi professor de Direito Internacional, tendo sido responsável pela incorporação da área de Cultura a então Pró-Reitoria de Extensão, durante sua atuação como pró-reitor, na gestão do reitor Amílcar Gigante.