Restauro definitivo devolverá beleza e imponência do Casarão 8

16 de Novembro de 2010

coloristi.png O Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório será mais um dos imponentes prédios do Centro Histórico de Pelotas a passar por um processo de restauração. Depois do Casarão 6, reformado pela prefeitura municipal através do projeto Monumenta, o Casarão 8, considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o segundo mais belo patrimônio do País, será submetido pela UFPel a restauro definitivo.

A Universidade está finalizando o processo licitatório para a escolha da empresa que executará as obras, indispensáveis para a preservação deste importante patrimônio cultural e para a adequação das instalações ao novo uso.

O recebimento dos envelopes e abertura das habilitações estão previstos para o dia 6 de dezembro. As próximas fases são a leitura das propostas e o anúncio da empresa vencedora. Se não houver recursos, o processo deverá estar concluído ainda em dezembro.

Em 2009, a UFPel deu início ao restauro emergencial do imóvel,  com o intuito de conter o processo de degradação que a obra sofria em função da ação do tempo, da falta de manutenção e de cuidados adequados. Nessa etapa, foram feitos reforços na estrutura, recuperação de esquadrias, recuperação da instalação elétrica entre outras medidas emergenciais.

A intervenção definitiva

Com o restauro definitivo, a Universidade pretende fortalecer a memória local e a diversidade cultural e recolocar o Casarão 8 na vida cultural da cidade. O projeto mantém todas as características originais do prédio e foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional - Iphan, após longo período de análise. Com orçamento de R$ 2,1 milhões o projeto de restauro tem cronograma previsto para 24 meses. Considerando o interesso público e científico, o Casarão sediará o Museu do Doce e o Museu da Antropologia e Arqueologia, além de uma sala de cinema, auditório, salas de exposição permanente, uma sala de exposição temporária, espaço para oficinas e ações educativas, um laboratório de conservação, setor administrativo, área de acolhimento e convivência e um local destinado para estudos e pesquisas.

O Museu de Antropologia e Arqueologia deverá destinar parte de seu espaço físico às exposições temporárias e outras atividades que promovam a integração da comunidade. Como espaço de localização privilegiada, o museu deverá servir de aglutinador de interesses diversos de diferentes áreas de conhecimento da Universidade e também o espaço de expressão de grupos sociais diversos.

Construído em 1878 pelo conselheiro Francisco Antunes Maciel, o Casarão 8 foi tombado em nível federal pelo Iphan em 1977. A obra é atribuída ao arquiteto italiano José Isella, autor também da capela da Santa Casa de Pelotas. Ganha destaque na obra a riqueza de elementos arquitetônicos da fachada com ornatos em estuque, balaústres e estátuas em faiança.