Livro Ensaios sobre Plutarco é lançado na Furg, UFPel e Unipampa

16 de Novembro de 2010

Os organizadores do livro Ensaios sobre Plutarco. Leituras Latino-Americanas, Fábio Vergara Cerqueira e Maria Aparecida de Oliveira Silva, realizarão o lançamento da obra nas universidades federais da região Sul do estado, após ter sido feito o lançamento na PUCRS, UFRGS e ULBRA, bem como em São Paulo e na Argentina.

16/11/2010 – Rio Grande

No dia 16, a partir das 14 horas, ocorrerá a atividade de lançamento da coletânea no curso de História da FURG, em atividade organizada pela professora Júlia Matos. Os historiadores Fábio Vergara Cerqueira e Maria Aparecida de Oliveira Silva realizarão palestras, respectivamente, sobre a educação musical e sobre o banquete nas biografias de Plutarco. O professor Jussemar Weiss Gonçalves atuará como debatedor.

17/11/2010 - Pelotas

No dia 17, a partir das 16 horas, ocorrerá o lançamento na UFPEL, no auditório da FAURB. A atividade iniciará com as seguintes palestras:

“A tradição literária grega em Plutarco” – Maria Aparecida de Oliveira Silva

“Educação musical em Plutarco e identidade cultural, entre gregos e romanos” – Fábio Vergara Cerqueira

Após as palestras será feito o lançamento do livro.

18/11/2010 – Jaguarão

No dia 18, das 15:30 às 18:00, como atividade do Ciclo de Estudos do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR) e do Curso de História da UNIPAMPA-Jaguarão, serão realizadas as palestras dos professores Fábio Vergara Cerqueira e Maria Aparecida de Oliveira Silva. A atividade, organizada pelo professor Deivid Valério Gaia, encerrará com o lançamento do livro.

Dados do livro

Prefácio - Jacyntho Lins Brandão (Universidade Federal de Minas Gerais)

Orelha - Mary Macedo de Camargo Neves Lafer (Universidade de São Paulo).

CAPÍTULOS:

1. Prácticas de um Joven Rhétor: Plutarco de Queronea y el Hábito de Comer Carne
Silvia Susana Calosso (Universidad Nacional del Litoral – Argentia)

2. Quaestiones Convivales: A Ordem do Banquete em Plutarco
Maria Aparecida de Oliveira Silva (Universidade Estadual Paulista - Brasil)

3. La hermeneutica en De Isis y Osíris de Plutarco en Tanto que Sistema para Interpretar el Mundo
Jorge Ordóñez Burgos (Universidad Autónoma de Ciudad Juárez – México)

4. A Educação Musical nas Vidas de Plutarco. Identidade e Tradição Cultural Grega no Império Romano
Fábio Vergara Cerqueira (Universidade Federal de Pelotas - Brasil)

5. “… Como una Tragédia: Historía y Páthos en las Vidas de Nicias y Craso de Plutarco
Ivana Chialva (Universidad Nacional del Litoral – Argentia)

6. O Tratado Plutarquiano Sobre a Música: Reconsiderando a Questão da Autoria
Roosevelt Araújo da Rocha Júnior (Universidade Federal do Paraná – Brasil)

7. El Hipólito de Eurípides en el Erótico de Plutarco
Daniel Rinaldi (Universidad Nacional Autónoma do México – México)

8. Vidas Paralelas de Plutarco em História do Mundo para Crianças de Monteiro Lobato
Sônia Regina Rebel de Araújo (Universidade Federal Fluminense – Brasil);

9. Malestares y Delicias de los Ojos de Pescado. Sobre la Concepción Plutarqueana de la Poesia
Andrea Lozano Vasquez (Universidad de Los Andes – Colômbia)

10. Plutarco e Cleópatra
Gregory da Silva Balthazar (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Brasil)

11. Plutarcoy El Judaísmo em El contexto de La ideologia dominante em El Império Romano
Ricardo Martinez Lacy (Universidad Nacional Autónoma de México – México).

Confira no arquivo presentacion-de-pilar-gomez-cardo-barcelona.pdf a apresentação da obra no XXI Simpósio Nacional de Estudos Clássicos, realizado em Santa Fé, Argentina, em setembro.