Novo diretor do ICH afirma que fará gestão moderna

13 de Novembro de 2010

_mg_1056.JPG O novo diretor do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel, professor Sidney Gonçalves Vieira, disse durante a cerimônia de posse, realizada na sexta-feira(12) à noite, naquela unidade acadêmica, que desenvolverá um programa de gestão moderno, comprometido com o bem público e com a construção de uma grande universidade. No ato, presidido pelo reitor Cesar Borges e que teve a presença do vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes, foi empossada como vice-diretora a professora Lorena Almeida Gill. Sidney e Lorena substituem Fábio Vergara Cerqueira e Jabr Omar, respectivamente.

Sidney Vieira começou sua manifestação homenageando o diretor e o vice que deixavam seus cargos naquele momento e agradecendo a parceria com a professora Lorena, que conforme ele será codiretora, e não vice-diretora. Agradeceu ainda a docentes, servidores técnico-administrativos e alunos do ICH pelo apoio prestado. “É um grande privilégio retornar ao cargo e ver o mesmo entusiasmo de antes. Creio que podemos construir uma sociedade melhor”, afirmou.

O novo diretor lembrou que o Brasil atinge índices de inclusão na Universidade comparáveis a países desenvolvidos e que o desafio, a partir disso, é o de oferecer condições para a permanência destes estudantes na academia, como forma de aumentar a massa crítica da nação. “O ICH tem papel neste processo”, observou.

O professor Sidney apresentou alguns números sobre a estrutura do ICH, como forma de ressaltar o crescimento da unidade nos últimos anos. Hoje, no Instituto, funcionam nove cursos de graduação, três de especialização e dois de mestrado. São 393 vagas para o ingresso anual. Neste ano, 59 docentes atuam no ICH, que conta com 18 laboratórios e ocupa uma área física total de cerca de 2,7 mil metros quadrados, em dois campi. “Continuaremos crescendo. Queremos mais e melhor. E este crescimento será com qualidade na educação”, projetou.

Trabalho conjunto

A primeira manifestação do professor Fábio no ato foi de gratidão, reconhecimento e agradecimento a todos que colaboraram durante seus dois mandatos na direção do ICH. “O crescimento que experimentamos neste período não foi por mérito individual do diretor, mas por colaboração de todos, inclusive das unidades vizinhas”, ressaltou, recordando que a criação de novos cursos se deu por cooperação. Fez agradecimentos especiais ao seu vice e aos técnico-administrativos do ICH.

O ex-diretor frisou que, quando assumiu a unidade, viu que o Instituto tinha potencial para ser muito mais. Em seu primeiro mandato, disse, o objetivo foi dar mais visibilidade ao Instituto. Já no segundo, o alvo era o redesenho acadêmico da unidade, o que foi atingido com os novos cursos de graduação e de pós-graduação e com a consolidação do que já se tinha. “Este redesenho não está encerrado”, ponderou, fazendo alusão aos dois novos cursos de mestrado, em Geografia e em Antropologia, este último que traz dentro de si a área de Arqueologia. O professor Fábio referiu-se ainda à chegada de novos docentes no Instituto, “que enriquecem a massa crítica do ICH, em áreas até então não contempladas”.

Desafio para todos

O grande desafio para toda a comunidade universitária, que é o de levar adiante o grande crescimento e a transformação que a Instituição vem passando em pouco tempo, foi um dos temas da fala do reitor Cesar Borges na cerimônia. Inseriu o Instituto neste contexto e disse que o ICH cresceu e continuará crescendo. “Nunca termina a construção da Universidade”, lembrou. Para o reitor, a unidade orgulha a todos e mostra que é possível avançar muito, mesmos com as dificuldades que surgem ao longo do trabalho.

Borges fez agradecimentos especiais à direção que deixava o cargo e saudou a nova, afirmando que podem contar com a administração central da Universidade. Após o ato de posse, foi descerrada, por Sidney Vieira e Fábio Cerqueira, a foto deste último que passa a compor a galeria de ex-diretores do ICH.