FaE e ICH integrados na formação continuada dos professores das escolas do campo

9 de Novembro de 2010

O grupo Movimentos Sociais e Educação Popular (MovSe) da Faculdade de Educação (FaE/UFPel) -  Coordenado pela professora Conceição Paludo e com a participação do Instituto de Ciências Humanas (ICH)- professora Rosa Elane Antoria Lucas, as bolsistas Andréia Wahldrnk, Carla Cardoso/FaE e demais professores da rede municipal de Pelotas concluem, no dia 10 de novembro, as atividades do ano de 2010, do Projeto de Extensão de Formação Continuada para Professores das Escolas do Campo, com um Encontro com todos os professores das Escolas do Campo.

Este envolve oito distritos do município de Pelotas e tem como objetivo organizar o planejamento de ações para o ano de 2011, a partir das especificidades de cada escola. Pela manhã será realizada uma apresentação oral sobre os Desafios para a construção da Escola do Campo, pelas Profas. Dra. Carmen Rejane Wizniewsky/UFSM e Dra. Marlene Ribeiro/UFRGS e, posteriormente, será aberto ao debate. A tarde, em um primeiro momento, será realizado um trabalho de grupo entre os professores, para dialogar sobre temas que deverão ser desenvolvidas no Projeto de Formação Continuada/2011. No segundo, serão apresentadas ao grande grupo as prioridades dos subgrupos, que depois serão sistematizados e apresentados as escolas os encaminhamentos que mais solicitações obtiveram, a fim de organizar o planejamento de 2011. E, por último, os professores farão uma avaliação do processo desenvolvido no ano de 2010.

As escolas foram organizadas em quatro grupos, a fim de possibilitar que os encontros fossem realizados no ambiente escolar, conforme a proximidade dentro dos distritos. O trabalho está sendo em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas, que conta com o apoio da SECAD/MEC/FNDE, que teve como cronograma /calendário/horários, a seguinte dinâmica:

Início:8h e 30min da manhã
Término:16h e 30min – 17h.

calendario2.jpg