Eventos nacionais na UFPel discutem gestão e uso da água

9 de Novembro de 2010

agua.JPGCom o tema “Recursos hídricos: oferta e demanda frente ao desenvolvimento sustentável”, foram abertos oficialmente nesta terça-feira(9) os eventos nacionais promovidos pelo Curso de Engenharia Hídrica e pelo Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos e Meio Ambiente(Rhima) da UFPel. Estão sendo realizados, de forma simultânea, até quinta-feira, nas instalações da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, o XIII Seminário Nacional de Gestão e Uso da Água (SEGUS), o II Encontro Nacional de Engenharia Hídrica (ENEHID), e o IV Reunião de Estudos Ambientais (REA).

mesa-agua.JPGAbrilhantam as atividades as presenças de representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia(MCT), Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Embrapa Pelotas, além da UFPel, através do Centro de Desenvolvimento Tecnológico(CDTec), Universidade Federal de Itajubá-MG (Unifei), UFRGS, Furg e UCPel.

Ao abrir o evento, o coordenador do curso de Engenharia Hídrica da UFPel, professor Gilberto Loguercio Collares, destacou a participação da Unifei, como iniciadora dessa série de seminários nacionais na área de recursos hídricos. “Torna-se necessária a realização de eventos que permitam a discussão integrada do tema água e desenvolvimento sustentável, envolvendo a participação de efetiva de pesquisadores, representantes de órgãos públicos e de empresas privadas e do governo federal”, enfatizou.

“Gerar indicadores e subsídios que possam nortear a formulação de políticas públicas nessa área é nosso dever como instituição”, afirmou o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pillow, em sua intervenção. Ele destacou a importância da racionalização dos recursos hídricos no sistema produtivo e do manejo da água, através de tecnologias sustentáveis tanto no armazenamento, transporte e uso.

Em seu pronunciamento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, professor Manoel de Souza Maia, no ato representando o reitor Cesar Borges, disse que a Universidade sente-se honrada e feliz com as manifestações que brotam em seu corpo docente e discente. “Novos cursos, fruto das novas políticas nacionais de Educação, já nascem com a capacidade e a competência de alavancar eventos dessa magnitude”, enalteceu. Maia descreveu as ligações históricas entre a Embrapa e a UFPel, especialmente na área agronômica. Destacou também o importante papel da Universidade na gestão de águas, através da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim(ALM), órgão do qual é diretor. Ele citou o projeto de revitalização da navegação, e outros nas áreas de piscicultura, limnologia e saneamento (Aceguá/Acegua), bem como a atuação da ALM através do Comitê das Bacias Hidrográficas Mirim e São Gonçalo.

Painel inaugural

paim1.JPGAo abrir o painel inaugural “Políticas públicas para recursos hídricos: pesquisa, inovação e tecnologias”, o engenheiro sanitarista Paulo Renato Paim (Sema-RS) discorreu sobre o tema Gestão das águas: Participação, responsabilidade e decisão, descrevendo a água como “uma moeda de duas caras”: principal insumo ao processo produtivo e o problema ambiental mais grave. O palestrante estabeleceu a relação entre usos e qualidade da água e descreveu ações do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria (DRH-Sema), através dos comitês de bacias hidrográficas.

brandina.JPGBrandina de Amorim, que atua na assessoria de ciência e tecnologia da Agência Nacional de Águas (ANA), falou sobre o tema Políticas públicas para recursos hídricos: pesquisa, inovação e tecnologias.

sanderson.JPGDe sua parte, na palestra Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): Recursos hídricos e desenvolvimento sustentável, o representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Sanderson Alberto Medeiros Leitão, doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, e que atua junto à Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), complementou a descrição das ações federais nessa área.

O evento tem seu encerramento previsto para quinta-feira. Até muitos outros temas estarão em pauta. Veja a íntegra da programação no endereço http://wp.ufpel.edu.br/rhima/.