Dossiê do Pseudo-Artista é lançado na Feira do Livro

9 de Novembro de 2010

A Editora, Gráfica e Livraria da Universidade Federal de Pelotas e o Coletivo C.D.M. (Centro de Desintoxicação Midiática) estão convidando para o lançamento e sessão de autógrafos do DOSSIê do PSEUDO-ARTISTA, que ocorrerá na 38ª Feira do Livro de Pelotas, nesta quarta-feira(10), às 18h. O Dossiê é de autoria de Eduardo Silveira, Leonardo Furtado e Ricardo Mello.

Este volume tem a intenção de apresentar em detalhes (visual e textualmente) os primeiros anos de trabalho do Coletivo C.D.M., o Centro de Desintoxicação Midiática, sediado na cidade de Pelotas.

A criação do grupo se deu em meio a um então efervescente cenário nacional de agrupamentos de artistas, num momento de procura dos seus integrantes por estratégias possíveis de atuações nas margens e bordas daquilo que é passível de ser identificado como arte contemporânea. E - no caso específico do C.D.M. - torna-se notório que tais periferias são também enfatizadas no sentido reverso, uma vez que o grupo percebe a (e se percebe constituído pela) figura do “pseudo-artista”, um verdadeiro marginal em relação ao que se poderia chamar de circuito “oficial” das artes visuais.

Terá início no dia do lançamento a comercialização da primeira tiragem de 70 exemplares do dossiê, cada um numerado e com capa individual customizada pelos membros do coletivo.