Projeto de Difusão do Ensino e Conhecimento em Veterinária repercute palestra

8 de Novembro de 2010

vet.JPG O Projeto de Difusão do Ensino e Conhecimento em Veterinária realizou no último dia 3, das 12h às 14h, na Faculdade de Veterinária mais uma rodada de atividades, com a palestra sobre “Manejo Sustentável de Pastagens na Integração Lavoura Pecuária”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Jamir Silva da Silva, da Embrapa Clima Temperado.

O evento é uma realização do Laboratório de Doenças Parasitárias da Faculdade de Veterinária(LaDoPar), organizado por um comitê coordenador acadêmico, sob orientação do professor Sergio Silva da Silva. A rodada multidisciplinar reuniu mais de 80 estudantes dos cursos de veterinária, agronomia, engenharia agrícola e zootecnia, além de trabalhadores rurais e empresários do agronegócio. Os participantes doaram alimentos não perecíveis.

Segundo o Jamir Silva da Silva, a   iniciativa é muito importante à formação de futuros profissionais na área das ciências agrárias, pois permite uma discussão permanente sobre atividades de Pesquisa e de Transferência de Tecnologias para fora da Universidade. “E, em ciência e tecnologias é fundamental que essas discussões ocorram, principalmente, com os temas envolvidos nas áreas afins a nossa atividade. Há uma troca de informações entre áreas de conhecimento, o que permite que, mesmo com o aprofundamento que há nas tecnologias desenvolvidas ou adaptadas em determinadas áreas, se tenha uma visão holística dos sistemas de produção”, observa.

Por outro lado, o palestrante considera que a formação e continuidade de grupos de pesquisa ou grupos de estudos é de grande relevância no meio acadêmico, técnico ou científico. “Tecnologias novas sempre estão surgindo, mas o fundamento básico dessas tecnologias são sempre embasados nos princípios de fisiologia de plantas e animais; bioquímica animal e vegetal; princípios de gestão voltada ao uso das tecnologias pelos produtores;  coleta, organização e interpretação de dados. Eventos dessa natureza permitem a todos os agentes envolvidos no meio acadêmico e científico uma troca de experiências bastante significativa, principalmente, aos acadêmicos de graduação e pós-graduação”, observou.