Pesquisadores reúnem-se no Centro de Biotecnologia

8 de Novembro de 2010

dsc09414.JPG Pesquisadores da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil, participantes do projeto de pesquisa “Estratégias biotecnológicas para o controle de doenças bacterianas, virais e por protozoários intracelulares no gado bovino do Mercosul”, reuniram-se nesta segunda-feira(8), no Centro de Biotecnologia para discutir o andamento do projeto. Financiado pela Comunidade Europeia, no valor total de 750 mil euros, o projeto que tem o professor Odir Dellagostin, do Centro de Biotecnologia como um dos coordenadores, objetiva gerar e avaliar vacinas experimentais contra tuberculose bovina e paratuberculose, bem como o desenvolvimento de macroarranjos de antígenos de múltiplos patógenos para o diagnóstico de doenças em bovinos.

Este é um dos projetos apoiados pela Comunidade Europeia no âmbito do Programa Biotecsur. Os projetos deste programa contam com a colaboração de pesquisadores dos 4 países do Mercosul. Além da UFPel, também participam deste projeto o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da argentina, a quem cabe a coordenação geral, a Universidade Nacional de Assunção do Paraguai e a Universidade da República do Uruguai.

Iniciado há dois anos, o projeto já evoluiu, e uma nova vacina contra tuberculose bovina, construída no Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Biotecnologia está prestes a ser testada na Argentina, pois lá há condições adequadas para experimentos em grandes animais. Além disso, está em andamento um trabalho que visa desenvolver um teste de diagnóstico capaz de diferenciar animais vacinados de infectados, pois sem este teste não será possível utilizar a nova vacina, destaca o professor Odir. Os pesquisadores dos demais países estão focados no desenvolvimento de testes de diagnóstico para brucelose, neosporose, paratuberculose, além de outras doenças que afetam bovinos.