Curador da Bienal do Mercosul visita Pelotas

8 de Novembro de 2010

O curador 8ª edição da Bienal do Mercosul, o colombiano José Roca, estará na cidade de Pelotas nos dias 16 e 17 de novembro, para conhecer artistas, projetos artísticos e espaços expositivos. A programação da 8ª Bienal do Mercosul na cidade de Pelotas está sendo organizada por Fernanda Albuquerque (curadora-assistente) e por Germana Konrath (produtora), com auxílio da professora Neiva Bohns, do IAD/UFPel. José Roca, além de conhecer a cidade e visitar ateliês de artistas, fará uma palestra, aberta ao público interessado, no auditório do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Pelotas no próximo dia 16 de novembro, às 19h.   Entrada gratuita por ordem de chegada.

Sobre José Roca

Nascido em Barranquilla, na Colômbia, José Roca, 47, é formado em arquitetura pela Universidad Nacional de Colombia, tem especialização em Estudos Críticos pela Whitney Independent Study Program, em Nova York (EUA), e mestrado em Design e Gestão de Edificações Culturais pela Ecole d´Architecture Paris-Villemin, de Paris (França). Durante uma década dirigiu o programa artístico do Banco de La República em Bogotá, transformando-o em uma das mais respeitadas instituições no circuito da América Latina.  José Roca foi também co-curador da I Trienal Poli/gráfica em San Juan/Puerto Rico (2004), da 27ª Bienal de São Paulo/Brasil (2006), do Encuentro de Medellín MDE07 (2007) e da Cart[ajena], uma série de intervenções urbanas em Cartagena/Colômbia (2007), além de ter participado do Júri da 52ª Bienal de Veneza, também em 2007. Atualmente, José Roca coordena um grande projeto de exposição de artes gráficas contemporâneas na Filadélfia, a Philagrafika.

Sobre o projeto da 8ª Bienal do Mercosul

Prevista para acontecer entre setembro e novembro de 2011, a 8ª Bienal do Mercosul vai tratar da territorialidade e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Vai reunir artistas que desenvolvem obras relevantes para o tema, partindo das perspectivas geográfica, política e cultural para discutir noções de localidade, colonização, território, mapeamento, fronteira, alfândega, o Mercosul como construção geopolítica, as organizações supranacionais de região, as alianças transnacionais, os viajantes pesquisadores e a botânica. Além disso, o projeto pretende abordar a cidade de Porto Alegre como lugar a ser descoberto e ativado através da arte.

O projeto curatorial criado pelo curador-geral José Roca, levanta várias questões: Quais são as alternativas à noção convencional de nação? Podem haver cartografias que não estejam a serviço da dominação? É possível posicionar o que é irredutivelmente local como alternativa à globalização? Que tipo de cidadania se dá em um território não-urbano? Qual é o status político de uma nação fictícia? Qual é a relação entre ciência, viagem e colonização?

Esta temática será aplicada nas exposições e em outras estratégias de ativação, além de permear as ações do Projeto Pedagógico. O projeto para execução da Bienal está em fase de viabilização e orçamentação. Em breve serão definidas as ações educativas e a data para a apresentação pública do projeto curatorial completo.

A 8ª Bienal do Mercosul tem como curador-geral José Roca (Colômbia) e a equipe curatorial é composta de outros cinco profissionais latinoamericanos: Pablo Helguera (México) como curador pedagógico, Alexia Tala (Chile), Cauê Alves (Brasil) e Paola Santoscoy (México) como curadores adjuntos e Fernanda Albuquerque (Brasil) como curadora assistente.

Os espaços expositivos sugeridos para abrigar a 8ª Bienal do Mercosul são os Armazéns do Cais do Porto, a Usina do Gasômetro, o Santander Cultural e o MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul.