Fau terá residência multiprofissional em saúde da criança

5 de Novembro de 2010

nina-paixao-e-alessandra-castro-ufpel.jpg Após um ano da abertura do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na área de Oncologia, a UFPel abre outro campo de atuação, na área de Saúde da Criança. O objetivo é capacitar enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e odontólogos na busca da integralidade na atenção em saúde, por meio da integração de conhecimentos e práticas que permitam construir competências compartilhadas para atender as necessidades de cuidados orientadas pelos princípios e diretrizes do SUS.

De acordo com a gerente de Educação e Pesquisa do Hospital Escola (HE/UFPel/FAU), Alessandra Castro, 3 milhões de crianças nascem por ano e a população com idade entre zero e seis anos representa 12% da população do País. Com base nesses dados, em estudos desenvolvidos na UFPel e na experiência do HE/UFPel/FAU, que possui uma grande atenção na área infantil, surgiu a necessidade da criação da área de Saúde da Criança.

Segundo Alessandra, a experiência do primeiro ano da área de Oncologia será importante para esta nova área. O Programa contribuiu bastante na formação dos residentes, no atendimento aos pacientes e, até mesmo, na qualificação dos professores e dos profissionais do SUS. “O Programa mostrou aos profissionais a importância de ver o paciente na sua integralidade e não apenas como um diagnóstico”, disse.

A coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU), Nina Paixão, compartilha da mesma opinião. “O ensino ganhou bastante com a prática e já gerou produção científica o que, consequentemente, aprimora o ensino”, disse. Segundo a coordenadora, um dos grandes benefícios gerados pelo Programa é o atendimento integral dado aos pacientes no bairro. “A atenção especial disponibilizada pelo Programa tem efeito no hospital. Os pacientes só precisam procurar o hospital quando realmente necessitam, evitando a superlotação”, completou.

O Programa

reuniao-grupo-ufpel.jpgO Programa é uma pós-graduação Latu Sensu, tem a duração de 24 meses e concessão de bolsas financiadas com recursos da programação orçamentária do ministério da saúde.

Nesta seleção serão oferecidas um total de 20 vagas. Na área de Atenção a Saúde Oncológica, serão oferecidas 12 vagas, dividas em 3 vagas para cada área profissional (Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia). Já a área de Atenção a Saúde da Criança, terá 2 vagas para cada área profissional (Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Psicologia), totalizando 8 vagas.

A carga horária semanal é de 60 horas em tempo integral em ambas as áreas, totalizando 1.152 horas de atividades teóricas e 4.608 horas de atividades práticas. As inscrições estão abertas até o dia 25 de novembro pelo site www.fau.com.br. Podem inscrever-se graduandos do último semestre e profissionais graduados de cada área profissional. Mais informações podem ser obtidas através do site www.fau.com.br, pelo e-mail coremu@fau.com.br ou pelo fone (53) 328449 00 - Ramal 344.

Seção: Eventos · Notícias