Congresso de Iniciação Científica abre nesta segunda(8)

5 de Novembro de 2010

De segunda(8) até a sexta-feira (12), a Universidade Federal de Pelotas realiza o XIX Congresso de Iniciação Científica(CIC), o XII Encontro de Pós-Graduação e a II Mostra Científica, que juntos configuram o maior evento  científico da Universidade, reunindo professores, pesquisadores e acadêmicos das mais diferentes áreas do conhecimento. No CIC é apresentada significativa parcela da produção científica da UFPel. Os três eventos juntos, abertos à visitação do público em geral, registram nestas edições cerca de 1,4 mil trabalhos inscritos.

Os eventos objetivam valorizar o corpo docente da instituição dedicado à pesquisa, incentivar a formação de novos pesquisadores, fomentar a pesquisa na região de abrangência da UFPel e integrar as comunidades científica e acadêmica da Instituição. São metas também promover a interação entre a Universidade e as instituições com interesse nas pesquisas desenvolvidas e propiciar a interligação da pesquisa universitária com a sociedade.

O CIC, que neste ano tem como slogan “Que futuro queremos ? Ética, Ciência e Política”, ocorrerá no Parque do Sesi, na avenida Bento Gonçalves, com apresentações orais de trabalhos e de pôsteres. Aos melhores trabalhos de cada área do conhecimento serão concedidos os prêmios Jovem Pesquisador.

A cerimônia de abertura dos eventos ocorre na segunda-feira(8), às 19h30min, no Centro de Integração do Mercosul da UFPel, na esquina do calçadão da Andrade Neves com Lobo da Costa. Participará como convidado especial do ato o professor e filósofo Osmar Schaffer.

Além dos alunos da UFPel, também participarão estudantes da UCPel, Furg, UFGRS, Unipampa, campus Visconde da Graça do IF Sul, Faculdades Anhanguera e Unijui. Todos os participantes do CIC recebem um kit com mochila, cedê, caneta e camiseta.

Programação do XIX CIC

Local: Parque do Sesi

08/11

Abertura oficial do XIX CIC e palestra com o professor Osmar Schaffer

Local: Centro de Integração do MERCOSUL

Rua Andrade Neves nº 1529, às 19h30min.

09/11

- Apresentação de trabalhos orais das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes, Ciências Biológicas, Engenharias e Ciências Sociais Aplicadas.

- Apresentação de pôsteres das áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

10/11

- Apresentação de trabalhos orais das áreas de Ciências Agrárias.

- 2º turno de apresentações orais das áreas de Ciências Biológicas e Ciências Exatas e da Terra.

- Apresentação de trabalhos em pôsteres das áreas de Ciências Agrárias e II Mostra Científica.

11/11

-  Apresentação de trabalhos orais das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Saúde.

- 2º turno de apresentações orais das áreas de Ciências Agrárias.

- Apresentação de pôsteres das áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Lingüística, Letras e Artes.

12/11

-  2° turno de apresentações de trabalhos orais das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Saúde.

- 2º turno de apresentações de pôsteres das áreas de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Lingüística, Letras e Artes.

As apresentações de trabalhos começam a partir das 8h30min e das 14h.