Acontece nesta sexta-feira(5), às 20h, no Conservatório de Música da UFPel (rua Félix da Cunha, 651), o recital da pianista russa Olga Kiun, que integra as atividades de encerramento da V Semana do Piano da UFPel. O espetáculo tem entrada franca. No programa, obras de compositores russos. A coordenação do evento é do professor Marcelo Cazarré.
A pianista russa Olga Kiun descende de uma tradicional família de músicos soviéticos. Começou a estudar piano aos seis anos de idade com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Kishnev. Aos nove anos fez seu primeiro recital solo e aos 12 realizou seu primeiro concerto como solista de orquestra.
Em Moscou, estudou no Conservatório Tchaikowski, onde foi aluna do consagrado pianista e professor russo Lev Oborin e no terceiro ano desse curso foi laureada no Concurso Internacional Enescu, na Romênia. Graduou-se com distinção, com nota máxima em todas as disciplinas.
Fez doutorado no Conserv atório de Leningrado, hoje São Petersburgo, sob a orientação de Pavel Serebriakov. Ao terminar esse curso, integrou o “Mosconcert”, extinta sociedade artística estatal, realizando recitais, concertos com orquestra e inúmeras gravações para a Rádio e Televisão por toda a ex-União Soviética.
O repertório da pianista Olga Kiun abrange desde os compositores do séc. XVII aos contemporâneos, com ênfase aos românticos.
Olga tocou na Romênia, Bulgária, Polônia, Uruguai e Peru, apresentando-se pela primeira vez no Brasil em 1991, em Curitiba, e segundo o crítico Andréas Adriano do jornal Gazeta do Povo: “Olga mostra musicalidade imensa e a maneira emocional e apaixonada de tocar, necessárias a quem se dedica ao repertório romântico… uma das melhores pianistas que já pousaram em terras tupiniquins”.
No Brasil, Olga atuou como solista nos mais conceituados grupos sinfônicos do país, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado do Para ná, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Nova Filarmônica (SP), a Orquestra Sinfônica de Campinas, a Camerata Antiqua de Curitiba, a Orquestra Sinfônica Paulista e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Tendo trabalhado com, entre outros, os regentes Alceo Bocchino, Benito Juarez, Paulo Torres, Adriano Machado, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Osvaldo Colarusso e Roberto Minczuck.
De
Olga Kiun desenvolve ainda intensa atividade artística e pedagógica, como recitalista, camerista, solista de orquestra, jurada em concursos e professora convidada em festivais de música em todo o país.