Geografia contemplada em edital do CNPq

4 de Novembro de 2010

O CNPq aprovou a concessão de auxílio para o desenvolvimento do projeto “Composição e organização do comércio de Pelotas, RS, 2011”, desenvolvido junto ao Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo), sob a coordenação do professor Sidney Gonçalves Vieira. O auxílio diz respeito ao Edital MCT/CNPq Universal 014/2010 e contempla financiamento de itens de custeio e capital até a faixa de R$ 20 mil.

O laboratório desenvolve há cerca de quatro anos a linha de pesquisa em Geografia do Comércio e do Consumo, tendo realizado diversos trabalhos sob o tema e aplicado uma metodologia de pesquisa e análise de dados que tem demonstrado muita potencialidade para os estudos nesta área. O objetivo do LeurEnGeo é aprimorar a técnica de pesquisa com vistas a realização de um censo do setor de comércio e serviços em Pelotas.

Em parceria com outros grupos de pesquisa do país, o laboratório do curso de Geografia tem se destacado na participação em eventos nacionais e internacionais e coordena diversas iniciativas nesta área. No ano passado se reuniram em Pelotas os principais pesquisadores brasileiros sobre o tema em colóquio organizado pelo laboratório. Ainda este ano o coordenador e estudantes da Geografia que integram o laboratório estiveram em São Paulo participando ativamente das atividades de outro evento internacional organizado no Brasil. Para o próximo ano já há previsão de participação em evento em Portugal e a organização de colóquio em Pelotas, novamente. Ainda, o professor Sidney foi convidado para atuar como professor pesquisador na Universidade de Barcelona, na Espanha, onde realizará pesquisa sobre o atlas do comércio elaborado pelo Observatório do Comércio do Departamento de Geografia, com o objetivo de trazer mais subsídios para as pesquisas locais.

“A importância do apoio se traduz pelo reconhecimento de um trabalho que vem se estruturando ao longo do tempo em bases teóricas e metodológicas muito sólidas e com a participação efetiva de um grupo seriamente dedicado às atividades de pesquisa”, observa o coordenador do laboratório. “Com isso, a área da Geografia do Comércio e do Consumo vai se desenvolvendo de forma muito eficaz na Geografia da UFPel”, acrescenta.