Crianças da coorte de nascimentos de Pelotas 2004 são atendidas nas novas instalações do CPE

4 de Novembro de 2010

selo-coorte.jpg Está em andamento desde o dia 11 de outubro o quinto acompanhamento das crianças que fazem parte do estudo da Coorte de Nascimentos de Pelotas 2004. A novidade neste ano são as novas instalações no Centro de Pesquisas Epidemiológicas (CPE), onde as crianças e os responsáveis são recebidos, mediante agendamento prévio, e os novos aparelhos utilizados no acompanhamento.

imagem1.jpg Até o momento, todas as mães de crianças nascidas no mês de janeiro, com número de telefone atualizado, já foram contatadas e agendados os dias e horários de atendimento na Central de Medidas. São esperadas aproximadamente 3.700 crianças, das quais 67 já foram entrevistadas.

O estudo é coordenado pelos pesquisadores Alícia Matijasevich, Aluísio Barros e Iná Santos do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel e conta com cinco entrevistadoras, quatro psicólogas e pessoal de apoio, inclusive alunos de doutorado do PPGE e bolsistas de Apoio Técnico e de Iniciação Científica do CNPq.

A visita

imagem2.jpg Após o agendamento, a criança e seu responsável são recebidos no 2º piso para as entrevistas e os exames. O CPE conta com uma área recreativa, com televisão, brinquedos, material para desenho etc, e com o auxílio de recreacionistas. Às mães, é feita um entrevista estruturada que aborda fatores socioeconômicos, demográficos e de saúde mental, além de saúde, hábitos alimentares, atividade física e comportamento da criança.

Às crianças, é aplicado teste psicológico com duração aproximada de 45 minutos. Posteriormente, são feitos os exames DXA (10 minutos), Bod-Pod (10 minutos) e Photonic Scanner (8 minutos). Depois, a antropometria, com duração prevista de 20 minutos, inclui a medidas de peso, altura, pregas cutâneas e circunferência do braço e da cintura. A pressão arterial é aferida, é feita espirometria e coleta de saliva, essa última para extração e futura análise de DNA. Esses procedimentos têm duração, respectivamente, de 5, 8 e 10 minutos.

Em caso de alterações nos exames, os responsáveis são orientados pelos doutorandos e encaminhados à Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência da criança, para avaliação.

É importante salientar que os procedimentos não seguem uma ordem rigorosa, devido à estrutura física do CPE, que permite cinco atendimentos simultâneos por turno.

É oferecido lanche à mãe e à criança, a qual também recebe uma revista em quadrinhos da Coorte 2004 (feita especialmente para esse acompanhamento) e certificado de participação no estudo. Além disso, caso o responsável necessite, é fornecido atestado justificando a ausência no trabalho. O tempo total do acompanhamento é de aproximadamente 3 ½ horas.