Revista Cadernos da Educação aborda A aquisição e o ensino da linguagem escrita

3 de Novembro de 2010

presentation2.jpg A aquisição e o ensino da linguagem escrita é o título da edição temática da revista Cadernos de Educação, editada pela Faculdade de Educação da UFPel. O dossiê organizado pelas professoras Ana Ruth Moresco Miranda e Ana Paula Nobre da Cunha traz artigos produzidos no interior de três grupos de pesquisa que vêm contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento na área da aquisição e do ensino da escrita no país: o grupo Didática da Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Pernambuco, coordenado pelo professor Artur Gomes de Morais; o Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Linguagem - GPEL/CNPq, da Universidade Estadual Paulista – Marília e São José do Rio Preto, coordenado pelo professor Lourenço Chacon; e o Grupo de Estudos sobre a Aquisição da Linguagem Escrita - GEALE, da Universidade Federal de Pelotas, coordenado pela Ana Ruth Moresco Miranda.

A edição, além de doze textos produzidos por integrantes dos referidos grupos, oferece ao leitor a tradução de um artigo clássico da teoria desenvolvimental, From meta-processes to conscious access: evidences from children’s metalinguistic and repair data, de Karmiloff-Smith, publicado pela Cognition em 1986; mais a publicação de dois artigos internacionais: Primeiras produções escritas e operações metafonológicas explícitas como pistas para a caracterização inferencial do conhecimento fonológico, do professor João Veloso (Universidade do Porto, Portugal) e Terminologia metalinguística em livros de alfabetização usados no Brasil, na França e na Catalunha dos professores Artur Morais (UFPe), Ana Teberosky (Universidade de Barcelona) e Nuria Ribera (Universidade de Barcelona).

Em sua edição de número 35, a revista Cadernos de Educação (que passou a ser quadrimestral em 2009) apresenta nova identidade visual e está disponível em duas versões, digital (http://www.ufpel.edu.br/fae/caduc/resumos_ed35.htm) e impressa (488 páginas). A publicação pretende socializar as pesquisas desenvolvidas no campo de estudos em que se inscreve, fomentando discussões referentes aos estudos da linguagem e da educação, contribuindo desta forma para que essas duas áreas tenham seus conhecimentos partilhados.