Grupo de Pesquisa Carcaças e Carnes e GOVI aprovam Projeto de Caracterização da Carne de Cabrito e Cordeiro

3 de Novembro de 2010

imagem1.jpgO grupo de pesquisa Carcaças e Carnes da UFPel, sob a coordenação do professor aposentado da UFPel e pesquisador do CNPq, dr. José Carlos da Silveira Osório, atualmente, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFPel, teve aprovado no Edital Universal do CNPq-2010 a continuação do Projeto Bases para Caracterização da Carne de Cabrito e Cordeiro do Território do Alto Camaquã. O mesmo já havia sido contemplado no Universal do CNPq em 2008 e posterirormente em 2010, com uma bolsa de apoio técnico, e agora foi aprovado na modalidade Faixa C.

O projeto, que é uma iniciativa interinstitucional, que conta com parceria de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Embrapa Pecuária Sul, tem por finalidade a caracterização qualitativa da carne de cabritos e cordeiros naturalizados do Território do Alto Camaquã, com vistas a diferenciação e certificação destes produtos no mercado consumidor, agregando valor e conferindo maior confiabilidade, e, consequentemente, fidelizando os consumidores em razão dos potenciais atributos sensoriais, funcionais e nutracêuticos da carne produzida nesta região.

É importante ressaltar a participação do grupo de ovinos do Departamento de Zootecnia-UFPel (Govi), composto por alunos de Pós-Graduação em Zootecnia, na área de caprinocultura e ovinocultura, além de alunos de Graduação (Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia). Os mesmos estão envolvidos, em especial, nas atividades de pesquisa, devendo gerar até o final de 2014, no mínimo, duas dissertações, seis teses e ao menos 14 artigos em revistas científicas da área, além de oportunizar aos alunos de graduação a atuação em projeto de pesquisa e na iniciação científica, com a produção de resumos e artigos para congressos.

O Grupo de Ovinos (GOVI) está buscando ainda, apoio financeiro, para as atividades de extensão do projeto, junto aos pecuaristas familiares dos 7municípios que compõem o Território do Alto Camaquã, com objetivos de orientar a produção de carne de qualidade de cabrito e cordeiro do Alto Camaquã.

O grupo reforça a importância da união das instituições de pesquisa e de ensino neste projeto, pela busca do desenvolvimento territorial endógeno da região,além do caráter científico e informativo dos resultados a serem disponibilizados aos produtores e por fim à população em geral.
Parabéns a todos que estão imbuídos neste trabalho de suma importância para a Região.

Veja detalhes do projeto no site: http://wp.ufpel.edu.br/govi e www.altocamaqua.org