UFPel presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

18 de Outubro de 2010

dea.JPG A professora dra. Rosemar Gomes Lemos, chefe do Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional (IFM/UFPel), juntamente aos alunos William Machado da Silva (Direito/UCPel), Lisiane Gomes Lemos (Direito/UFPel) e Helena Guimarães de Faria (Design Gráfico/UFPel), foi convidada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) a coordenar e realizar oficinas relacionadas à temática Étnico-Racial e Ciência e Tecnologia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a ser realizada em Brasília nos dias 18 a 24 de outubro.

Os estudantes e a professora são integrantes do Grupo Design, Escola e Arte (DEA), projeto de extensão da UFPel, composto por estudantes e professores da UFPel, UCPel, Furg e UFRGS. O grupo é composto por quatro professoras, uma funcionária técnico-administrativa, uma nutricionista e dez graduandos oriundos dos cursos de Direito, Educação Física, Gestão Hospitalar, Artes Visuais, Design Gráfico e Design Digital.

inventores-negros.jpg O trabalho denominado “Ciência e Tecnologia Étnico-Racial - Como Chegamos até aqui” buscará demonstrar aos visitantes a relação entre ciência, tecnologia e a temática étnico racial. Os meios para se alcançar este objetivo serão um jogo, denominado “Inventores Negros”, uma hora do conto, cujo tema é a lenda do Orixá Ossain, tratando do poder das ervas medicinais, além de um infográfico relacionando ciência e tecnologia com a temática afro.  As oficinas ocorrerão no estande da SEPPIR/PR, onde se divulgarão ações da Secretaria e da UFPel.

A finalidade principal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a  relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Mais informações sobre o grupo no site www.deaufpel.blogspot.com, sobre a SNCT no http://semanact.mct.gov.br e sobre a SEPPIR no www.portaldaigualdade.gov.br