Alvaro Barreto é reconduzido à direção do ISP

18 de Outubro de 2010

_mg_9713-web.jpgEm cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (18), no Instituto de Sociologia e Política (ISP), Álvaro Augusto de Borba Barreto foi reconduzido ao cargo de diretor. Assumiu como vice-diretor do ISP o professor João Francisco Nascimento Hobuss.

O ato de posse foi presidido pelo reitor Cesar Borges e pela pró-reitora de Gestão de Recursos Humanos, Roberta Trierweiler e prestigiado pelos docentes, técnicos-administrativos e alunos do ISP.

Em seu pronunciamento, Álvaro Barreto salientou as mudanças ocorridas na Universidade com o Reuni, durante os quatro anos que esteve no cargo de diretor do ISP, citando a reforma administrativa, a renovação dos docentes, o aumento no número de alunos e de cursos. “Com tantos avanços, assumimos agora novos desafios. Uma área física maior e a melhoria da infraestrutura são necessárias para o crescimento e qualificação do ISP”, disse. O diretor ainda anunciou a aprovação pela Capes do terceiro mestrado do ISP, o Mestrado em Ciência Política.

Fechando a cerimônia, o reitor Cesar Borges, agradeceu o apoio do Instituto durante este período de crescimento da UFPel e anunciou para 2011 a transferência da Biblioteca para a quadra situada na frente do prédio do ISP, adquirida pela Universidade no início de 2008. “Com a transferência, o espaço físico do Instituto será favorecido”, disse. O reitor finalizou falando sobre a importância da valorização das zonas de fronteira do País, convidou os alunos a utilizarem o espaço do Núcleo de Estudos Fronteiriços, inaugurado em agosto, na cidade de Santana do Livramento e anunciou dez bolsas para alunos desenvolverem pesquisas em regiões de fronteira ou com assuntos relativos a zonas fronteiriças.

Mestrado em Ciência Política

A aprovação do Mestrado em Ciência Política foi anunciada neste mês pela Capes. O curso está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2011. Oito docentes participarão do curso que terá duas linhas de pesquisa, a primeira linha será o grande diferencial do programa: Teoria e Prática Democrática. De acordo com o coordenador do curso, professor Daniel de Mendonça, esse será o primeiro mestrado brasileiro dedicado para a Teoria Política. A segunda linha será sobre Cultura Política, Capital Social, Eleições e Partidos Políticos.