1º Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel ultima preparativos

18 de Outubro de 2010

cied_novo1_thumbnail_med.jpg Está tudo pronto para o 1º Congresso Internacional de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas (1º CIED/UFPel). O evento, que acontece de 20 a 22 de outubro, em Pelotas (RS), propõe o debate sobre experiências em instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior, a fim de enfocar as inovações científicas e tecnológicas em EAD e elucidar aspectos das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino.]

O evento tem o objetivo de refletir sobre os desafios metodológicos da Educação a Distância (EAD) no ensino superior. A proposta agrega a participação de professores, pesquisadores e estudantes em um encontro científico de caráter interdisciplinar, possibilitando a apresentação de trabalhos e o relato de experiências e práticas pedagógicas.

Organizado para ser ambiente de divulgação internacional das produções sobre Educação a Distância, o 1º CIED/UFPel proporcionará a interlocução entre pares de diferentes países, o que contribuirá para o intercâmbio intelectual com pesquisadores renomados de outras localidades, no sentido do enriquecimento mútuo das produções em seus locais de origem e da troca de opiniões sobre encaminhamentos e inovações que podem auxiliar nas pesquisas científicas. Também possibilitará a articulação de projetos colaborativos com instituições nacionais e internacionais.

Destaca-se, ainda, a contribuição para a formação continuada de um número expressivo de profissionais e alunos da EAD, os quais serão multiplicadores de uma educação a distância de qualidade e participarão da construção e da consolidação de redes formais e informais voltadas ao desenvolvimento dessa modalidade de ensino.

Eixos Temáticos:

O CIED/UFPEL está organizado em quatro eixos temáticos, que são:

I - Políticas Públicas: engloba as pesquisas relacionadas à formação de professores, à gestão educacional, aos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de cursos, à inclusão tecnológica e a experiências políticas em EAD. Além disso, abre espaço para trabalhar questões sobre territórios e suas especificidades, como contexto local e demandas efetivas para a educação, propostas locais, educação no campo, educação infantil, EJA e educação especial.

II – Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs): contempla as pesquisas direcionadas ao desenvolvimento e à utilização de tecnologias da informação e da comunicação. Enfoca tanto as tecnologias projetadas especificamente para a educação, quanto aquelas que foram incorporadas e adaptadas a fins educacionais.

III - Ensino Aprendizagem em EAD: envolve as discussões relacionadas à aprendizagem dos atores envolvidos em EAD e às situações de ensino. Nessa perspectiva, aborda questões concernentes à tutoria, à mediação, à cooperação, à avaliação, às concepções de ensino/aprendizagem, à produção de materiais e à inclusão tecnológica.

IV – Perspectivas em EAD: reflete acerca da presença da EAD na realidade atual, considerando as questões éticas e as concepções filosóficas, históricas, sociológicas, linguísticas e antropológicas. A partir disso, aborda diferentes áreas do conhecimento e suas especificidades para debater sobre a inserção da EAD na sociedade e no âmbito da educação formal.

20/10/2010 (quarta-feira)
Manhã – Local: Teatro Guarany

• 7:30h-9h – Credenciamento
  • 9h-9:30h - Solenidade de Abertura
  • 9:30h-11:30h - Mesa Redonda: Os cursos EAD da UFPel – Integrantes: Profª Drª Eliana Póvoas Brito; Profª Drª Maria Pia Mendoza Sassi, Prof. Dr. Luiz Alberto Brettas ; Prof. Dr. José Fernando Kieling, Prof. Dr. José Ricardo Kreutz
  • 11:30h – 12:30h – Inscrições nos Workshops e Orientações sobre a Capacitação

• 14h-18h – Workshops e Oficinas de Capacitação

Noite – Local: Teatro Guarany

• 19h-21h - Palestra “Desafios das políticas públicas em EAD” – Palestrante Convidado do Ministério da Educação; Mediador: Profª Drª Eliana Póvoas Brito (Pró-Reitora de Graduação da UFPEL).
  • 21h-21:30h – Atividade Cultural

21/10/2010 (quinta-feira)
Manhã – Local: Teatro Guarany

• 9h-12h - Mesa Redonda 1: “Desafios do ensino aprendizagem em EAD” – Integrantes: Profª Drª Alda Pereira (UA Portugal – Web Conferência), Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro (UFPEL/Brasil) e mediador.

• 14h-18h - Workshops e Oficinas de Capacitação

Noite – Local: Teatro Guarany

• 19h-21h - Mesa Redonda 2: “Desafios das tecnologias mediando os processos de aprendizagem” – Integrantes: Profª. Drª. Marianne Stumpf (UFSC/Brasil), Profª. Drª. Patrícia Alejandra Behar (UFRGS/Brasil), Profª Drª Márcia Veloso de Menezes (UFOP/Brasil) e Prof. Msc. Luciano Maciel Ribeiro (UFPEL/Brasil).
  • 21h-21:30h – Atividade Cultural

22/10/2010 (sexta-feira)
Manhã – Local: Universidade Federal de Pelotas

• 9h-12:30h - Sessões de Comunicação Oral e Exposição de Pôsteres

• 14h-18h - Sessões de Comunicação Oral e Exposição de Pôster

Noite – Local: Teatro Guarany

• 19h-21h - Mesa Redonda 3: “Perspectivas em EAD” - Integrantes: Profª Drª Alessandra Dahmer (UFCSPA/Brasil) , Prof. Dr. James Petch (Inglaterra), Prof. Dr. Enrique Martinez Larrechea (UDE/Uruguai) e mediador.
  • 21h-22h – Atividade Cultural e Solenidade de Encerramento.