UFPel na Rede Sismográfica Integrada do Brasil

13 de Outubro de 2010

imagem1.jpg Os professores Luis Eduardo Silveira da Mota Novaes e Adelir José Strieder, do Curso de Geologia da UFPel, fazem parte do projeto “Rede Sismográfica Integrada do Brasil (BRASIS)”. O projeto é coordenado pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da USP, com apoio de diversas universidades brasileiras, entre elas a UnB, UFRN, Unipampa (Campus de Caçapava do Sul) e Observatório Nacional.

No estado do Rio Grande do Sul serão instaladas três estações sismográficas – as de Canela e Caçapava do Sul ficarão sob a responsabilidade da Unipampa. Como instituição parceira, a estação sismográfica a ser instalada no município de Pedras Altas ficará sob a responsabilidade da UFPel, que deve acompanhar os dados sísmicos em tempo real e realizar a manutenção dos aparelhos. O local para a instalação já está determinado e obedece duas premissas básicas: o sismógrafo deve ser colocado sobre lajes de rocha e isolado de ruídos externos que possam interferir nas medições.