Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Ciclo A Filosofia e o Cinema Político exibe, nesta sexta(8), Neto perde sua alma

8 de Outubro de 2010

O ciclo “A Filosofia e o Cinema Político” exibirá nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, o filme “Neto perde sua alma”, que tematiza a revolução farroupilha e a guerra do Paraguai. Trata-se do único filme do Ciclo que aborda a nossa própria história (Rio Grande do Sul). Para debater o filme, o convidado é o professor doutor José Plinio Fachel, especialista em Revolução Farroupilha. Após a sessão e o debate, haverá um coquetel para integração do público.

O Ciclo é uma promoção do Departamento de Filosofia da UFPel, com apoio da Fundação Simon Bolivar, do Núcleo de Estudos Fronteiriços, do Centro de Integração do Mercosul e da UFPel. As senhas devem ser retiradas no dia da sessão. A entrada é franca.

Sinopse:
- Neto perde sua alma (Neto perde sua alma, 2001, Brasil). Direção: Beto Souza e Tabajara Ruas. Com Werner Schunemann, Laura Schneider, Sirmar Antunes, Márcia do Canto. Ferido na guerra do Paraguai, que teve começo em 1865, o general Antônio de Souza Netto recupera-se num hospital em Corrientes, Argentina. Sem saber ainda o destino que lhe espera, ele relembra sua participação na Revolução Farroupilha (1835-1845). Baseado na obra de Tabajara Ruas. 142min.

Seção: Notícias