CAFV assume Coordenadoria de Direitos Humanos e Combate às Opressões da Fened

8 de Outubro de 2010

Recentemente, em cerimônia realizada na Universidade Federal do Ceará, o Centro Acadêmico Ferreira Vianna, entidade representativa dos estudantes da Faculdade de Direito da UFPel, tomou posse, mediante seus dois representantes, titular e suplente, na Coordenação Nacional de Estudantes de Direito, como pasta de Direitos Humanos e Combate às Opressões, em nível nacional.

Segundo o Estatuto da Fened, os centros acadêmicos eleitos dividem-se em 11 coordenadorias, quais sejam, Coordenação de Comunicação, Coordenação de Finanças, Coordenação de Mulheres, Coordenação de Administração, Coordenação de Direitos Humanos e Combate às Opressões, Coordenação de Integração Regional Norte-Nordeste, Coordenação de Integração Regional Centro-Oeste-Sudeste-Sul; Coordenação de Ensino Jurídico e Pesquisa; Coordenação de Extensão; Coordenação de Movimentos Sociais; e Coordenação de Relações Institucionais e Jurídicas.

Para cada uma dessas coordenadorias, o centro acadêmico eleito deve indicar um representante titular e um representante suplente. O CAFV/UFPEelrestou escolhido para a Coordenadoria de Direitos Humanos e Combate às Opressões, para a qual indicou, em reunião geral aberta, os acadêmicos Lawrence Estivalet como titular e Luís Henrique Orio como suplente. Além disso, compartilha a Coordenadoria de Finanças com o CADir/UnB, tendo indicado Frederico Schmachtenberg para a suplência da pasta.

A proposta inicial da Coordenadoria de DH e Combate às Opressões envolve os seguintes projetos:
- Lançamento Cartilha(s) Nacional(is) de Opressões (LGBT, raciais, sociais etc.);
- Criação de e-mail da coordenadoria, para aprimoramento da atuação com dados exteriores;
- Entrevistas Cíclicas sobre DH e Combate às Opressões;
- Construção de Seminários Nacionais (Norte-Nordeste; e Sul-Sudeste-Centro-Oeste); e
- Coordenação de Revista de DH e Combate às Opressões.