FAO e Unicamp condecoram pesquisadores da UFPel

6 de Outubro de 2010

nova-imagem-2.JPG “Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural: limites e possibilidades do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, em municípios do sul gaúcho” é o título do trabalho realizado pelos pesquisadores Cláudio Becker e Flávio Sacco dos Anjos, doutorando e orientador, respectivamente, ligados ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da UFPel, que foi premiado em concurso latino-americano de artigos científicos sobre segurança alimentar. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 5 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trata-se de concurso que teve como coordenador o professor Walter Belik, do Instituto de Economia da Unicamp e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Alimentar (Nepa).

Segundo Belik, ao longo de 2010, o Nepa organizou, a pedido da FAO, um concurso latino-americano de artigos científicos sobre segurança alimentar, visando ao II Premio de Investigación em Seguridad Alimentaria y Nutricional. “Tivemos 68 artigos inscritos de vários países, inclusive de autores dos Estados Unidos. São cinco trabalhos selecionados, com prêmios escalonados de cinco mil dólares para o primeiro colocado até mil dólares para o quinto. Eles receberão ainda a medalha da FAO e terão os artigos publicados no último número da revista SAN (Segurança Alimentar e Nutricional) do Nepa, que estamos lançando no evento e que possui versão eletrônica disponível em nosso site”.

A cerimônia de premiação contou com a participação, por videoconferência, de José Graziano da Silva, professor da Unicamp que atualmente é diretor regional da FAO para a América Latina e Caribe, bem como do representante da FAO no Brasil, o moçambicano Hélder dos Santos Félix Monteiro Muteia, o qual colheu adesões à campanha “1billionhungry” (1 bilhão de pessoas com fome), promovida pelo órgão da ONU com a promessa de encaminhar 1 bilhão de assinaturas às lideranças mundiais, exigindo dos governos políticas efetivas contra a fome e a insegurança alimentar. A foto mostra Cláudio Becker na cerimônia de entrega do prêmio.