Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Duo premiado no Circuito Funarte de Música Clássica, em turnê nacional, apresenta-se no Conservatório

5 de Outubro de 2010

foto-apresentacao-duo.JPG O Duo Tuttmann-Senise, premiado no Circuito Funarte de Música Clássica 2010, apresenta-se nesta sexta-feira, dia 8 de outubro, às 20h, no Conservatório de Música da UFPel. Eles realizam turnê por oito cidades de seis estados brasileiros.Formado há trinta anos por Ricardo Tuttmann (tenor) e Luiz Senise (pianista), dois musicistas brasileiros que acumulam vasta experiência artística no Brasil e no Exterior, o Duo Tuttmann–Senise tem sido alvo de referências elogiosas e admiração geral. Um dos grupos camerísticos mais atuantes no cenário nacional, suas apresentações são sempre coroadas de sucesso e reconhecimento por parte do público e da crítica.  A entrada é franca.

Dedicando-se a um repertório eclético que percorre do clássico ao contemporâneo, com especial enfoque na música brasileira, seus artistas realizam extenso trabalho de pesquisa sobre a música vocal de Câmara com piano.

Em 2006, o Duo teve seu projeto “Cantos de Amor” selecionado pela Funarte (Circulação da Música de Concerto) e realizou turnê de dez recitais em cidades da região sul, também ministrando Master Classes nas cidades visitadas. Este ano foram novamente premiados, desta vez com o projeto ”Poesia Cantada”, que irá visitar os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Circuito Funarte de Música Clássica é considerado um dos mais importantes prêmios da música erudita brasileira.

O Duo é convidado frequente de renomadas séries: Concertos Didáticos da UFMG (Belo Horizonte), Festival Vale do Café (Vassouras-RJ), Concertos Tribanco (Uberlândia-MG), Jovens Pianistas (Cabo Frio - RJ), Sociedade Artística Macaense (Macaé-RJ), Pró-Música (Petrópolis-RJ), Associação Paulista de Medicina (São Paulo). Na cidade do Rio de Janeiro participam dos projetos Música no Museu,  Música no Fórum, Música no IBAM, Clássicos no IBEU e Concertos FINEP.

Especialistas na Canção de Câmara brasileira

Tenor lírico de grande experiência internacional, Ricardo Tuttmann é natural do Rio de Janeiro, onde se graduou em Música e Engenharia. Aperfeiçoou-se na Alemanha com Kurt Moll (Hamburgo) e Jim Hooper (Saarbrücken). Estudou repertório de Câmara – enfocando o Lied – com Adolph Böhm (Murnau) e repertório lírico com Karlheinz Brandt (Hamburgo). Desenvolve intensa atividade lírica e camerística, nos mais importantes teatros e salas de concerto do Brasil e do Exterior. Inúmeros contratos o levaram a Tóquio, Nagoya, Viena, Barcelona, Tel Aviv, Dresden e Luxemburgo, entre outras cidades do circuito lírico internacional.

Vencedor de vários concursos de canto e detentor do Special Award no III Pavarotti Int’l Competition, estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1986, como Messagiero, na Aida.  Seguiu-se o Steuermann em 1987, na polêmica montagem de Gerald Thomas para o Navio Fantasma. Em 1988, radicou-se na Alemanha, a convite do Saarländisches Staatstheater Saarbrücken, transferindo-se em 1990 para a Hamburgisches Staatsoper, onde permaneceu até 1997.

Tem se apresentado sob a regência de destacados maestros internacionais como Eugene Kohn, Christian Thielemann, Romano Gandolfi, John Neschling e Isaac Karabtchevsky. Dentre os papéis que já representou, seus preferidos são D. José (Carmen), Bacchus (Ariadne auf Naxos), Cavaradossi (Tosca), Werther (Werther), Duca (Rigoletto) e Rodolfo (La Bohème). Seu début como Bacchus, no 5º Sommerfestspiel Schloß Rheinsberg, recebeu excelentes críticas na imprensa especializada alemã. Sob os auspícios do Ministério das Relações Exteriores realizou, na Alemanha, extenso trabalho de divulgação da canção de câmara brasileira.

Luiz Senise é pianista elogiado pela crítica nacional e internacional, teve sua estréia no Carnegie Recital Hall saudada no “The New York Times” por J. Horowitz, que ressaltou a singular execução de Debussy e a majestosa interpretação de Liszt, considerando-o “… um pianista superior, dedos possantes, idéias incisivas e habilidade para equilibrar impetuosidade com refinamento”.

Discípulo de Elzira Amábile, aperfeiçoou-se com Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro. Na Europa estudou sob a orientação de Bruno Seidlhofer, Nikita Magaloff, Jan Ekier, Pierre Sancan e Eliane Richepin.

Detentor de numerosos prêmios em concursos de piano, como o II Concurso Internacional Villa-Lobos, vem desenvolvendo uma intensa carreira que inclui discos, gravações para rádios e televisões, participações em CDs e apresentações nos mais importantes teatros e salas de concerto do Brasil e do Exterior. Mestre em Música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ, integrou o corpo docente da Escola de Música da UFMG, Universidade Estácio de Sá e Conservatório Brasileiro de Música, realizando significativo trabalho. Desde 1994, é professor da Escola de Música da UFRJ.

Orientador artístico, organizador, membro e presidente de júri em importantes concursos, coordenador de projetos na UFRJ e FUNARTE - MEC, atual curador musical do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Senise é figura de destaque no cenário musical brasileiro.

Programa do Recital - Poesia Cantada - Duo Tuttmann-Senise

R. Schumann (1810 – 1856) 
Widmung (Rückert)
Die beiden Grenadiere (Heine)

H. Wolf (1860 – 1903)  
Der Gärtner (Möricke)
Er ist’s (Möricke)

F. Poulenc (1899 – 1963)
Les chemins de l’amour (Anouilh)
Air Vif (Moreas)

M. de Falla (1876 – 1946)                                                
Nana (popular)
Polo (popular)

A. Nepomuceno (1864 – 1920)                      
Trovas (Duque Estrada)

W. Henrique (1905 – 1995)
Boi Bumbá (Mara)

H. Villa-Lobos (1887 – 1959)
Canção do Poeta do Século XVIII (Ferreira)

E. Krieger (1928)
Legado (Drummond de Andrade)

E. Villani-Cortes (1930)
Valsinha de roda (Góes)

O. Lorenzo-Fernândez (1897– 1948)
Essa Negra Fulô (Lima)

A. Copland (1900 – 1990)
Long time ago (Morris)
I bought me a cat (Riggs)

S. Barber (1910 – 1981)
The Daisies (Stephens)

G. Gershwin (1898 – 1937)
Let’s call the whole thing off (I. Gershwin)
I got rhythm (I. Gershwin)

L. Bernstein (1918 – 1990)                                   
Tonight (Sondheim)

Programação da Turnê:

Ponta Grossa (PR) Auditório do Centro de Cultura – 20h30

Segunda - 27/09/10

Porto Alegre (RS) Teatro Renascença – 20h30

Quarta - 29/09/10

Goiânia (GO) Auditório do SESC Cidadania – 20h30

Quarta - 06/10/10

Pelotas (RS) Conservatório de Música da UFPel – 20h

Sexta - 08/10/10

Florianópolis (SC) Auditório Jurerê Classic – 20h30

Domingo - 10/10/10

São João Del Rei (MG) Centro Cultural da UFSJ - 20h30

Quarta - 20/10/10

Ouro Preto (MG) Casa da Ópera – 20h30

Segunda - 25/10/10

Vitória (ES) Faculdade de Música do Espírito Santo – 20h

Sexta - 29/10/10

 

Seção: Notícias