O coordenador da área de Saúde Neonatal e da Criança da Organização Mundial da Saúde, José Carlos Martines, palestrou nesta terça-feira (21), no Centro de Integração do Mercosul da UFPel, sobre Redução da mortalidade em menores de cinco anos: sucessos e desafios.
Na sua apresentação, Martines falou do comprometimento dos países membros para atingirem a meta nº 4 - Reduzir a mortalidade Infantil. O objetivo é reduzir até 2015 em dois terços o nível de mortalidade infantil no mundo, tomando como base o ano de 1990.
“Sabe-se que 8,1 milhões de crianças morreram em 2009 por problemas que podem ser prevenidos ou tratados, como pneumonia, diarréia, malária, desnutrição, entre outros. O conhecimento atual é um forte aliado para atingir essa meta, visto que se sabe quantas crianças morrem, por quê e onde morrem mais crianças”, disse o pesquisador da OMS.
Em 2000, foi definido um conjunto de oito metas a serem atingidas até 2015, conhecidas como Metas de Desenvolvimento do Milênio, através de declaração firmada entre os 191 estados membros da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de discutir um plano de ações concretas para promover a melhoria no padrão de vida da população mundial.
Conforme Martines, o desafio para a Organização Mundial da Saúde é auxiliar os países a adotar as políticas necessárias para aumentar a cobertura, melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços e reduzir as iniquidades.