Coordenador da Engenharia Hídrica participa de reunião de Formação de Redes de Pesquisa na Finep

17 de Setembro de 2010

Com o objetivo de formar Redes Cooperativas de Pesquisa, foram convocados pela FINEP para reunião no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de setembro , pesquisadores que aprovaram os projetos na Chamada Pública MCT/FINEP/CT HIDRO - 01/2010. O projeto “Hidrodinâmica do Canal São Gonçalo e suas relações com o sistema lagunar Patos-Mirim: monitoramento para o manejo sustentável” aprovado pelo Grupo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente-RHIMA da Engenharia Hídrica será discutido e inserido entre os grupos de renome na área de Recursos Hídricos e Hidráulica do país.

O montante de recurso aprovado foi de R$ 28 milhões que serão empregados na formação de redes de pesquisa que deverão exercitar a Integração de instituições de pesquisa em torno de temas com relevância na geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico na área de hidrologia, hidráulica e hidrogeologia e também nageração de conhecimento e modelagem do acesso e do uso sustentável de recursos hídricos para as necessidades humanas, produção sustentável e proteção dos ecossistemas e disseminação de conhecimentos técnicos e científicos sobre os recursos hídricos, em nível nacional, regional e municipal.

A rede de Hidráulica Fluvial e Estuarina, totaliza R$ 2,1 milhões e será composta de outras instituições como a FURG-RS, UFSJR-MG, Escola Politécnica da USP-SP e UFES-ES, além da Engenharia Hídrica da UFPel. O Prof. Gilberto Loguercio Collares, coordenador da proposta levará para a reunião um Plano de Integração da Rede que visa trazer para Pelotas a coordenação geral e execução, em parceria com a Fundação Simon Bolívar -FSB.

Especificamente, na região, será implantado um sistema de monitoramento e transmissão de dados físico-químicos, limnológicos e hidroclimatológicos na Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo, Lagoa do Patos e região adjacentes. Os dados serão utilizados para calibrar e validar os resultados obtidos por técnicas de modelagem numérica da hidrodinâmica do sistema, com os quais se estabelecerá estratégias de manejo do ambiente hídrico visando a desejada sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Ainda, segundo o Prof. Gilberto Collares, essas estratégias de monitoramento e avaliações permitirão o diagnóstico detalhado e, através do sistema permanente e consolidado de monitoramento a campo, poderá apontar caminhos para os gestores públicos e privados em áreas estratégicas de desenvolvimento regional, especialmente o setor de navegação aquaviário, de extração mineral, aquicultura, esporte e lazer além de todos aqueles que englobam os usos múltiplos da água que devem alimentar as políticas públicas para esses ambientes.

Essa Rede de Pesquisa dará suporte ao grupo da Engenharia Hídrica para implantar na região o Centro de Monitoramento e Diagnóstico em Recursos Hídricos e Meio Ambiente, com destaque para o monitoramento hidrológico, hidroquímico, limnológico e climatológico com os quais serão embasados os necessários diagnósticos para a gestão na região das lagoas costeiras do sul e áreas adjacentes.