Simpósio de Biotecnologia tem abertura oficial

16 de Setembro de 2010

evento-bio.jpg Em solenidade realizada no auditório da FAEM, na tarde desta quarta-feira (15), aconteceu a abertura oficial do Simpósio Biotecnologia +25. O evento propõe a discussão sobre os avanços na área de Biotecnologia nos últimos 25 anos e a projeção de metas para os próximos 25 anos.

Estiveram presentes e participaram da mesa de abertura o vice-reitor da UFPel, Manoel Luiz Brenner de Moraes, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Manoel Maia, o diretor do Centro de Biotecnologia, professor Odir Dellagostin, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Fabio Leivas Leite, e coordenador do curso de graduação em Biotecnologia, Tiago Collares.

Em sua fala o vice-reitor Manoel Moraes, ressaltou a qualidade da Biotecnologia da UFPel, parabenizou pela passagem dos 25 anos e pela realização da 1ª Semana Acadêmica da Graduação em Biotecnologia e, motivado pelo tema do Simpósio, fez uma breve projeção da UFPel para os próximos 25 anos. Em sua projeção, o vice-reitor destacou a expansão física e de recursos humanos que acontece na Universidade com o Programa Reuni. “Foram admitidos desde 2008, 500 jovens professores, grande parte doutores, com as mais diversas experiências e muito conhecimento. Nos próximos anos, a Universidade será outra, refletida por esta renovação e expansão”, disse.

biotec-25-odir.jpg Na sequência o professor Odir Dellagostin ministrou uma breve palestra sobre a trajetória da Biotecnologia que começou em 1985 como um sonho, disponibilizou dados sobre a situação atual e traçou as metas para o futuro. Entre os tópicos, outro motivo para comemoração, de acordo com o professor, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta terça-feira (14) o resultado da avaliação 2010 (triênio(2007/2009) dos programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) e a Biotecnologia da UFPel manteve o conceito 5, alcançado apenas por oito Universidades em todo o País.

Partindo desta notícia o professor traçou as metas para os próximos anos. Entre as metas estão o conceito 6 da CAPES daqui a três anos, dar destaque nacional ao curso de graduação em Biotecnologia, construir uma estrutura moderna e eficiente para o Centro de Desenvolvimento Tecnológico e incentivar o empreendedorismo. “O resultado de tudo isso será o Polo de Biotecnologia instalado aqui na Universidade”, concluiu Odir.

Para finalizar a sessão de abertura do Simpósio Biotecnologia +25, foram homenageados os professores que participaram da criação da Biotecnologia há 25 anos. Receberam a homenagem os professores Carlos Gil Turnes, José Antônio Peters, João Carlos Deschamps e José Antônio Aleixo. Outra homenagem, feita pelo professor Carlos Gil Turnes, reconheceu a parceria do Laboratório Leivas Leite que marcou toda a trajetória e avanço da área de Biotecnologia da UFPel.