PPG em Epidemiologia da UFPel mantém nota máxima na avaliação trienal da Capes

16 de Setembro de 2010

epidemiologia.jpg O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dos cursos das universidades brasileiras no triênio 2007, 2008 e 2009.  A UFPel está entre as melhores do estado nos Programas de Pós-Graduação (PPG). O destaque fica para o PPG em Epidemiologia(PPGE), que recebeu pela segunda vez a nota máxima 7.

A coordenadora do PPGE, Denise Gigante, destaca que dos 13 professores que atuam no programa seis estão incluídos entre os dez pesquisadores mais produtivos na área de saúde coletiva do Brasil. “Para um programa alcançar a nota máxima a produção dos alunos de mestrado e doutorado também é avaliada. Eles também são produtivos e formados em uma base sólida, considerando a vasta experiência desse programa em pesquisas, cujo principal objetivo é a saúde da população”, observa Denise. Em 19 anos, o PPGE já formou cerca de 120 mestres e mais de 50 doutores. Atualmente são 17 alunos no mestrado e 28 no doutorado. Para a atribuição das notas que variam de 1 (desempenho abaixo do padrão) a 7 (desempenho equivalente aos dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa), as instituições de Ensino Superior são avaliadas em diversos quesitos, como corpo discente, corpo docente, dissertações, teses, produção científica e proposta pedagógica.