Doutorado em Educação da UFPel recebe ótima avaliação da Capes

16 de Setembro de 2010

O curso de Mestrado e Doutorado da Faculdade de Educação da UFPel foi avaliado com a nota 5 pelo sistema de avaliação da Capes, posicionando-se entre os 20 melhores cursos do país na Área de Educação, dentre um total 92 programas avaliados. Acima desta pontuação, em todo o país, existem somente três cursos com nota 7 e cinco com nota 6. No Brasil, doze programas receberam avaliação 5 na área de Educação, conforme informa o coordenador do curso, professor Álvaro Hypólito.

“O Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação existe desde 1995, com mestrado, e desde 2005, com doutorado, iniciando a primeira turma em 2006. Esta é a primeira avaliação que toma em consideração o doutorado e o curso já se posiciona entre os programas de universidades públicas com a melhor nota na região Sul do país, juntamente com o curso da UFRGS e a UFPR (Paraná)”, observa Hypólito.

De acordo com o diretor da Faculdade de Educação, professor Mauro Del Pino, o resultado demonstra que o trabalho de pesquisa dos alunos e docentes do programa é de alto nível, com inúmeras publicações nacionais e internacionais. “A importância dessa elevação de conceito impulsiona o projeto da Faculdade de Educação, de fortalecimento da educação pública, permitindo que um maior número de professores sejam formados em nível de pós-graduação, e incrementando os investimentos para a pesquisa em educação, abrindo possibilidades de novos convênios com instituições brasileiras e estrangeiras.