Geografia faz viagem de estudos à cidade do Fim do Mundo

15 de Setembro de 2010

Desta quarta-feira(15) até a terça-feira (21), será realizada mais uma “Expedição Geográfica”, projeto elaborado pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia, que privilegia o estudo de lugares e povos por intermédio de viagens de estudos. Desta vez o destino escolhido foi a cidade de Ushuaia, na Tierra Del Fuego, Argentina. Trata-se da cidade mais austral do planeta, por isso chamada de “fim do mundo”.

O grupo é composto por dois professores do curso de Geografia, Sidney Gonçalves Vieira, coordenador do LeurEnGeo, e Rosângela Lurdes Spironello, que vão acompanhados pela servidora Ângela Tavares, também do laboratório, e dos estudantes de Geografia Adriano Luis da Cunha Cruz, Michel Farias dos Santos, Maria Leci Gotzke, Mara Lúcia Gomes Vasconcelos, Ana Regina Pereira Madruga,  e Jairo Umberto Pereira Costa. Além dos membros da UFPel mais três pessoas completam o grupo de excursionistas.

Esta é a sexta expedição realizada pelo laboratório que, antes, já esteve também em Montevidéu, Colônia do Sacramento, Buenos Aires, Santiago, Viña Del Mar, Valparaiso, Córdoba, Mendoza e Missões, sempre contextualizando os aspectos de viagem turística com o correspondente estudo geográfico.

O projeto Explorações Geográficas do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais pretende resgatar uma tradição da Geografia, a das viagens exploratórias. Não mais para obter conhecimentos e descrições dos lugares, simplesmente, mas para avançar em descobertas possíveis por intermédio de um processo de leitura crítica da paisagem. O trabalho propõe uma leitura que decomponha a realidade na sua aparência, possibilitando analisar o mundo para além dos sentidos. Assim, se torna possível desvendar na paisagem todos os elementos imateriais que a integram, os sentimentos e os desejos que ganharam forma na materialização do espaço produzido.