Geografia colabora com evento internacional na USP

15 de Setembro de 2010

O coordenador do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo), professor Sidney Gonçalves Vieira, e mais quatro estudantes do curso de Geografia, que integram o mesmo laboratório, participaram recentemente em São Paulo do “III Colóquio Internacional Sobre Comércio e Cidade: Uma Relação de Origem - CINCCI”. O evento foi organizado pelo Laboratório de Comércio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e contou com o apoio do LeurEnGeo.

A parceria entre os laboratórios da USP e da UFPEL se desenvolve desde 2006, quando da realização do I CINCCI, com a participação efetiva do professor Sidney. Depois, os eventos realizados em Pelotas nesta área, organizados pelo LeurEnGeo, também contaram com o apoio da professora Heliana Comin Vargas, coordenadora do evento na USP, estabelecendo um vínculo na pesquisa e na extensão entre os dois laboratórios. O reconhecimento deste vínculo se dá pela participação dos estudantes da UFPel na condição de colaboradores no evento. Assim, participaram Ana Cristina Gluzsevicz, Emilene Silveira Borges e Vinicius Lacerda Pinto. Também esteve presente o colaborador do LeurEnGeo, egresso da Geografia UFPel, Victor Faria Schroder.

A importância do vínculo entre os laboratórios, considera o professor Sidney, está no fato de que poucos grupos estão estabelecidos nesta área no Brasil e o LeurEnGeo participa do movimento que aprofunda esta discussão, inclusive em nível internacional. Juntamente com o LabCom da USP e o LeurEnGeo, apenas o NECC (Núcleo de Estudos sobre Comércio e Consumo) da Unesp de Rio Claro e o Geter (Grupo de Estudo do Terciário) da UFRJ compõem o grupo mais importante de pesquisadores nesta área no Brasil.

Esse fato tem garantido o destaque internacional da atuação da UFPel na área, demonstrado pela participação em evento realizado por um dos mais destacados laboratórios europeus nos estudos sobre comércio e consumo, o Ocub (Observatório do Comércio da Universidade de Barcelona). O LeurEnGeo participa também da organização de outro evento que se realizará em 2011 em Lisboa na mesma área e integra a comissão brasileira de organização do evento no Brasil em 2012.

O professor Sidney destaca ainda a importante atuação do pró-reitor de Extensão da UFPel, professor Luis Ernani Gonçalves Ávila, na viabilização da participação do grupo no evento que ocorreu em São Paulo. “O professor Ernani não mediu esforços para garantir a possibilidade de nossa participação no evento. Nossa posição de destaque e importância neste cenário só se torna possível pelo trabalho de base que viabiliza nossa inserção na pesquisa e na extensão, tanto local quanto internacional, e essa base depende da dedicação e profissionalismo de nossa instituição”, destacou o coordenador do LeurEnGeo.

Durante o evento, o professor Sidney participou da coordenação de mesa e, juntamente com os estudantes, dos trabalhos administrativos do evento, que ocorreu na Cidade Universitária da USP.