UFPel sedia etapa regional da Maratona de Programação

13 de Setembro de 2010

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediará no dia 18 de setembro etapa regional da Maratona de Programação, que concentrará times do estado do Rio Grande do Sul e classificará os melhores times para a seletiva nacional. De acordo com o diretor da sede, professor Ricardo Matsumura Araujo, do Departamento de Informática, a expectativa é de que pelo menos 13 times de quatro universidades diferentes participem, envolvendo mais de 60 pessoas entre estudantes e professores, um recorde para a região. Quatro times do curso de Ciência da Computação da UFPel participarão, sob orientação do professor Marilton Aguiar.

A Maratona

A Maratona de Programação é um evento anual promovido nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como seletiva para a International Collegiate Programming Challenge, evento internacional promovido pela Association for Computing Machinery (ACM). Nestes eventos, times competem para solucionar problemas utilizando programação de computadores.

Cada time é composto de três estudantes de graduação ou pós-graduação que dividem a utilização de um único computador para solucionar os problemas propostos na competição. Os times devem solucionar o maior número de problemas no menor tempo possível e com o menor número de erros.

Apoio inédito

Além da IBM e da Fundação Carlos Chagas, que apoiam o evento nacionalmente, a sede regional na UFPel contará com apoio inédito da empresa Facebook Inc. A empresa, responsável pelo popular site de rede social Facebook, que possui hoje mais de 500 milhões de usuários ativos, vê na Maratona de Programação uma oportunidade de descobrir novos talentos. “É mais um incentivo para os times mostrarem bons resultados já nas regionais, adicionando à tendência de grandes empresas manterem um olho em conceituadas competições de programação”, destaca Ricardo Araujo.