Pesquisa do PET-Computação e do Gaci é premiada em São Paulo

10 de Setembro de 2010

dsc030632.jpg O trabalho Transistor Networks Design Using a Graph-Based Approach, desenvolvido no Grupo PET-Computação e no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (Gaci) da UFPel foi premiado com o “Best Undergraduate Paper Award”, no 10th Microelectronic Student Forum (SForum). O evento ocorreu dentro do Chip in Sampa, que reuniu outras importantes conferências internacionais, como o SBCCI e o SBMicro, no período entre 6 a 9 de setembro em São Paulo, SP.

O artigo premiado foi desenvolvido pelo aluno Vinícius Neves Possani, bolsista do Grupo PET-Computação da UFPel, com a colaboração do estudante Éric Timm, bolsista do Gaci. Ambos são alunos do Curso de Ciência da Computação da UFPel. O trabalho foi desenvolvido sob orientação dos professores Leomar Soares da Rosa Jr. e Luciano Volcan Agostini, do Departamento de Informática.

Segundo o professor Leomar, este foi um prêmio merecido para os alunos e mostra que a área de computação da UFPel está madura para novos desafios e novas conquistas. “Nos últimos anos, vários prêmios foram conquistados pelo Gaci, em eventos internacionais, nacionais, regionais e locais. Estes prêmios e os recentes projetos aprovados em órgãos de fomento demonstram a qualidade e a relevância da atuação do Grupo e a maturidade da área de computação na UFPel. Mas é importante ressaltar que todo este reconhecimento foi conquistado sem a existência de um programa de pós-graduação stricto-sensu na área de Computação na UFPel. Com a abertura do mestrado, planejada para o próximo ano, certamente teremos um impulso ainda maior e novos resultados ainda melhores irão aparecer”, afirmou o docente.

“Este é mais um importante reconhecimento da contribuição inovadora da pesquisa desenvolvida no Gaci. Mas o mais importante é que o trabalho foi desenvolvido por um bolsista do PET-Computação, com o auxílio de bolsista do Gaci. O PET-Computação está completando um ano de atuação e, então, este foi um excelente resultado para um grupo que ainda está em formação”, relata o professor Agostini, que é tutor do PET-Computação e Líder do Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados. “Além disso, a competência e dedicação do professor Leomar foi essencial para esta conquista, demonstrando que os novos professores ingressantes na área de Computação da UFPel têm propiciado um crescimento significativo na produtividade qualificada na área”, finaliza.