Encontro discute projetos para a Bacia da Lagoa Mirim

10 de Setembro de 2010

_mg_1958.jpgA Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) da Universidade Federal de Pelotas realizou, nesta sexta-feira (10), uma reunião da Seção Brasileira da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (CLM). O objetivo é a atualização, análise e proposições para a melhoria e utilização da Bacia.

Participaram do encontro representantes do Itamaraty, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Ministério dos Transportes, Ministério da Integração Nacional e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Durante a manhã, foram tratados assuntos relativos à Hidrovia Uruguai-Brasil. De acordo com o diretor da ALM, professor Manoel Maia, essa é uma prioridade do Governo dos dois Países, pois trará benefícios para ambos. “A Hidrovia representa um grande avanço no transporte, reduz custo de produtos, poluição e risco de acidentes nas rodovias”, afirmou. Maia ainda destacou que a proposta não interfere no transporte rodoviário, mas otimiza este processo.

Na parte da tarde os temas discutidos foram piscicultura, limnologia e o projeto piloto de saneamento básico que está sendo realizado em Aceguá Brasil e Aceguá Uruguai. O projeto, coordenado pela ALM, é uma parceria entre os municípios, a CORSAN e a Obras de Saneamento do Estado (O.S.E), empresa de saneamento do Uruguai. Este projeto piloto está em fase final de redação e depois de implantado em Aceguá será levado aos outros municípios que integram a Bacia da Lagoa Mirim objetivando a preservação desta bacia hidrográfica binacional. “A Lagoa Mirim é uma bacia livre de poluição. Nosso objetivo é criar uma proteção ambiental para que ela não seja afetada no futuro”, concluiu Maia.

Lagoa Mirim

A Lagoa Mirim é considerada reserva da biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), possui 47% do território localizado no Brasil, grande parte situado na metade sul do Rio Grande do Sul e o restante localizado no Uruguai. É a segunda maior bacia da América do Sul, com uma área total de 62.250 km², fonte de sustento de famílias e local de desenvolvimento de espécies da fauna e flora.