UFPel avalia a saúde bucal em crianças

3 de Setembro de 2010

Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas, vinculados à Faculdade de Odontologia, ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e ao mestrado em Educação Física, iniciaram nesta quarta-feira(1), uma ação inédita com o objetivo de avaliar as condições bucais e físicas de crianças de 8 a 12 anos de idade de escolas públicas e privadas do município. A previsão é que o trabalho seja executado em dois meses.

O levantamento será realizado, de forma gratuita, em mais de mil crianças. Com os dados coletados, será possível avaliar a frequência, distribuição e conhecer os fatores causadores das principais condições bucais (como cárie, trauma, maloclusões e erosão). Também será avaliada a infraestrutura escolar para a prática de atividades físicas, condições das instalações e sua influência na prática de atividades físicas pela criança.

Além do diagnóstico das condições bucais das crianças, será disponibilizado atendimento gratuito na Faculdade de Odontologia para aqueles que necessitarem de assistência odontológica.

A ação tem como pesquisadores responsáveis os professores Flávio Fernando Demarco, Dione Dias Torriani e Pedro Curi Hallal e tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo é uma parceria entre pesquisadores de diversas áreas, dando ao estudo um caráter multidisciplinar, contribuindo para que a criança seja avaliada de forma completa.

De acordo com um dos pesquisadores envolvidos, o cirurgião-dentista e professor da Faculdade de Odontologia e do PPG em Epidemiologia Flávio Fernando Demarco, “a ação possibilitará traçarmos, inicialmente, um retrato das condições bucais e físicas das crianças, para que futuramente, sejam realizados outros estudos de acompanhamento e também ações de prevenção e promoção de saúde”.