Pós em História promove o encontro Fronteiras e Identidades: Reflexões Contemporâneas

3 de Setembro de 2010

A comunidade acadêmica está sendo convidada a participar do Encontro “Fronteiras e Identidades: Reflexões Contemporâneas”. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas e objetiva congregar profissionais de História e áreas afins no debate sobre Fronteiras e Identidades, área de concentração do Programa.

O mestrado em História da UFPel apresenta-se como o primeiro programa de Pós-Graduação stricto sensu da região meridional do Rio Grande do Sul,e apenas o segundo de uma instituição pública  no estado. O evento proposto vem ao encontro dos interesses explícitos da área de concentração do PPGH, cuja reflexão intenta aprofundar pesquisas empíricas, balizadas metodologicamente, sobre as interações entre ambos fenômenos ou objetos (Fronteiras e Identidades). A discussão referente às problemáticas teóricas e metodológicas sobre Fronteiras e Identidades qualifica-se como um debate atual, importante e persistente, da História e de outras ciências humanas, provocando grande volume de pesquisas.

O evento se realizará nas dependências do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, entre os dias 24 a 26 de novembro. A programação será a que segue:

Dia 24 de novembro:
10 horas às 12 horas: Credenciamento
ST 1: “Fronteiras e Relações Internacionais”. Dr. Fernando Camargo
ST 2: “Identidades em construção: estudos de história do cotidiano”. Dr. Edgar Gandra / Dr. Paulo Possamai
19:00 às 20:00: Apresentação teatral: “A História é uma História e o homem é o único animal que ri”. Direção: Adriano Morais.
20:00 às 22:30 horas: Conferência: “Elites: trajetórias sociais e projeto político”. Dr. Flávio Heinz (PUCRS)

Dia 25 de novembro:
ST 3: “Cultura e Identidades Coletivas”. Dra. Beatriz Loner
ST 4: “Cultura material: arte e sociedade”. Dr. Fábio Vergara / Dr. Pedro Luiz Machado Sanches
19 às 22:30 horas: Conferência: “Identidade comunista: perspectivas interpretativas”. Dr. Jean Rodrigues Sales (UFRRJ)

Dia 26 de novembro:

ST 5: “Debates sobre História Oral”. Dra. Lorena Almeida Gill
19 às 22:30 horas: Conferência: “Interfaces entre arte e história.” Dr. León Kossowitch (USP)

Aceitam-se propostas para comunicações nos Simpósios Temáticos. Serão aceitos trabalhos de profissionais com titulação mínima de graduação. As inscrições para apresentadores de trabalho serão feitas exclusivamente on line, entre 23 de setembro e 23 de outubro. O envio dos aceites para apresentadores de trabalhos se dará até a data de 27 de outubro. Os trabalhos completos deverão ser encaminhados entre as datas de 27 de outubro a 15 de novembro.

As inscrições custam R$ 20,00 para ouvintes e R$ 30,00 para apresentadores de trabalhos e devem ser feitas exclusivamente pelo site do evento, conforme as orientações constantes ali.

Outras informações encontram-se no site do evento: http://ich.ufpel.edu.br/fronteiraseidentidades ou através do e-mail fronteiraseidentidades@gmail.com.

Seção: Eventos · Notícias