LABCEE/UFPel e USP podem firmar convênio na área de eficiência energética

3 de Setembro de 2010

Na sexta feira, 20 de agosto, os técnicos do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb/UFPel), Liader da Silva Oliveira, Antonio Carlos de Freitas Cleff, e o professor Antonio César Silveira Baptista da Silva, diretor da FAUrb e coordenador do Laboratório, estiveram na Universidade de São Paulo (USP), onde se reuniram com o coordenador do Programa para o Uso Eficiente na USP (Pure), professor Marco Antonio Saidel, e sua equipe, com o objetivo de viabilizar transferência de conhecimento na área de gerenciamento de demanda e de contas de energia elétrica.

A USP foi uma das primeiras instituições de ensino superior a implantar o gerenciamento e controle do consumo de energia elétrica, tendo iniciado o Pure em 1997. Hoje, a instituição possui um dos mais modernos sistemas de gerenciamento, coletando dados em tempo real de consumo e demanda, possibilitando intervenções pontuais e análise estatística para tomadas de decisão.

Através do sistema de gerenciamento de contas (Conta Web) e do sistema de gerenciamento de energia (Sisgen), desenvolvido pela própria USP para este fim, gerencia a demanda de seus prédios e a fatura de todos os seus campi, que somados chegam a cerca de R$ 35 milhões ao ano, distribuídos em diversas cidades no estado de São Paulo.

O programa de gerenciamento de energia da USP não difere do desenvolvido pelo LABCEE da UFPel, no entanto, o aporte de tecnologia neste gerenciamento faz enorme diferença na qualidade, quantidade e agilidade no tratamento das informações.

O Sisgen é um produto identificado como de tecnologia inovadora na área de energia pelo Ministério de Ciência e Tecnologia/Finep e pode ser utilizado para indicar padrões de uso da energia nas unidades medidas, bem como indicar ações para minimizar e racionalizar o consumo, promover o uso eficiente e o acompanhamento contínuo das cargas elétricas, segundo os mesmos critérios de medição das concessionárias de energia elétrica do Brasil.

Basicamente, o sistema apresenta uma topologia composta por registradores de pulso ou transdutores que transmitem as informações dos medidores ou das cargas diretamente a um servidor ou a computadores concentradores que armazenam estes dados e os remetem a um servidor, proporcionando a visualização das informações de qualquer computador, desde que esteja conectado à rede Internet e possua o software Sisgen Gestor. Este software caracteriza-se como uma ferramenta muito prática e essencial na gestão da energia elétrica dentro da Universidade.

imagem1.jpg Topologia do Sistema de Gerenciamento de Energia da USP (Sisgen)